quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Aconteceu nesta quarta-feira, 16/12, a 1ª Conferência Estudantil do CE Henrique de La Roque. O evento foi realizado na própria escola, na parte da tarde das 15:00 às 17:50.

O evento contou com a presença da direção da escola, coordenação pedagógica, técnico do SIAEP, professores e alunos.

“A 1ª Conferência Estudantil do CE Henrique de La Roque, tem como objetivo principal fortalecer a participação dos discentes nas decisões da escola, tornando dessa forma, a gestão mais democrática e aberta à contribuição de todos que queiram somar na construção de um ambiente escolar mais atrativo e acolhedor”. Disse professora Maria Luíza, Coordenadora Pedagógica.
“É fundamental compreender a questão da gestão democrática para além do seu aspecto conceitual. Não se trata apenas de uma concepção de sociedade que prima pela democracia como princípio fundamental, mas do entendimento de que a democratização da gestão é condição estruturante para a qualidade e efetividade da educação, na medida em que possibilita que a escola crie vínculos com a comunidade onde está inserida, paute seu currículo na realidade local – conferindo sentido a proposta pedagógica – e envolva os diferentes agentes em uma proposta corresponsabilidade pela aprendizagem e desenvolvimentos dos estudantes. Este processo implica inclusive no envolvimento dos próprios estudantes, tendo a experiência e o direito à participação como elemento fundamental para o seu pleno desenvolvimento”. Disse profº. Gilvan, Gestor Auxiliar.

1ª Conferência Estudantil do CE Henrique de La Roque tinha como tema: “Precisamos construir a escola que queremos. Todos contribuindo, para que juntos possamos ser mais felizes na escola”.
                           Vários pontos foram abordados na conferência:
1º. Implementação na escola da semana do meio ambiente ( Aprovado);
2º. Implementação na escola da semana cultural (Aprovado); 
3º. Implementação na escola da feira de ciências (Aprovado); 
4º. implementação na escola da gincana cultural (Aprovado); 
5º. Implementação na escola do torneio de disputa esportiva com 4 modalidades: futebol de campo, futebol de salão, vôlei, jogo de ping pong, etc...(Aprovado);
6º. Implementação na escola dos jogos escolares estabelecendo disputas nas modalidades: Atletismo (que tipo?), futebol de salão, vôlei, jogo de ping pong, dama, xadrez, etc... (Aprovado); 
7ª. Implementação na escola do ciclo de palestras, no qual, fica estabelecido no mínimo uma palestra por período (Aprovado);
8º. Adoção, Já em 2016, do “Uniforme Padrão” pela Escola CE Henrique de La Roque (Aprovado);
9º. Adoção do uso de crachás para a saída da sala de aula (Rejeitado);
10º. Aplicação de simulado no 2ª Semestre (Aprovado); 
11º. Participação da escola CE Henrique de La Roque no desfile de Sete de Setembro (Aprovado);
13º. Cláusula da transparência: Que seja publicado mensalmente no mural da escola com livre acesso para todos, relatório mensal de presenças e faltas de todos os professores efetivos e contratados da escola (Aprovado).
14º. Entre outros...

Os temas foram discutidos por grupos de alunos que nomearam um delegado representante da turma para apresentar e defender as idéias discutidas em sala de aula; após a explanação da proposta pelo delegado, a mesma era imediatamente submetida à aprovação ou não do plenário, que era constituído por alunos dos turnos noturno e vespertino.

Cada item foi discutido e submetido à aprovação ou não do plenário, os que foram aprovados devem ser colocados em prática já em 2016.


Profº. Gilvan

Nenhum comentário:

Postar um comentário