segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Nível do Rio Tocantins sobe e preocupa moradores em Imperatriz

Nível aumentou cinco metros e apenas embarcações menores são usadas. Defesa Civil já cadastrou, até o momento, 519 famílias.


Do   G1 MA

Nível aumentou cinco metros e já começou a mudar a rotina dos ribeirinhas em Imperatriz, MA (Foto: Reprodução/TV Mirante)
Nível aumentou cinco metros e já começou a mudar a rotina dos ribeirinhas em Imperatriz, MA (Foto: Reprodução/TV Mirante)
A Defesa Civil concluiu o cadastramento das famílias, e agora faz o monitoramento do nível da água. Com aumento do volume de água nas hidrelétricas de Estreito e Lajeado, o maior temor dos ribeirinhos, neste momento, é a proximidade da água dentro e fora de suas residências.
A vendedora Rosimar da Costa diz que sabe do perigo da cheia no rio, mas não se mudará mesmo podendo perder o seu lar. “O ribeirinho que mora aqui é porque gosta daqui. Ninguém nunca me tirou daqui para me levar para lugar nenhum. Eu sempre fico aqui. Tenho a minha casa ali em cima. Eu fico na minha casa”.
O comerciante Antônio Timóteo afirma que está precavido, caso a sua loja de móveis e eletrodomésticos, situada em uma área que costuma alagar, seja alvo das enchentes.  “Eu bati uma laje e a água chegando vamos colocar os móveis em cima e aguardar a água baixar para descer e continuar trabalhando. Já fui avisado pela a Defesa Civil e já estou em alerta”, finaliza.
Até o momento, 519 famílias foram cadastradas pela Defesa Civil. Os abrigos e a logística para a remoção dos ribeirinhos, em caso de enchente, segundo o órgão, já estão sendo providenciados.
Por profº. Gilvan

Nenhum comentário:

Postar um comentário