sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Candidata a Gestora Escolar Professora Luciene Publica carta aberta a comunidade escola

Carta aberta à comunidade escolar de São Pedro da Água Branca
Acontecerá nesta quarta-feira, 30 de novembro, a eleição para a escolha dos Gestores Escolares na Unidade Regional de Educação (URE) de Açailândia. Este ano, haverá no Centro de Ensino Henrique de La Roque, apenas eleições para o cargo de Gestor Auxiliar, ficando a eleição para o cargo de Gestor Geral para uma outra oportunidade. Na expectativa da disputa, quero aqui externar sobre meus planos para o cargo pleiteado.
Há alguns anos atrás era freqüente brigas de alunos no interior da escola, inclusive dentro da própria sala de aula. Devemos lembrar também o fato de muitos alunos entrarem armados dentro de nossa escola. Hoje em dia, ainda nos deparamos com isso, porém dentro de uma escala bem reduzida. E quando tal situação é detectada e constatado a veracidade dos fatos, a Gestão da Escola aplica a punição exemplar dentro do permitido pelo Regimento Interno da Escola.
Iniciamos há 3 anos um trabalho de sensibilização para a implantação do uso do Uniforme Padrão em nossa escola, começamos, em 2016, pela obrigatoriedade no turno vespertino e a partir do ano letivo de 2017 será estendido a obrigatoriedade, também, para o turno noturno. Na conjuntura atual o uso do Uniforme Padrão no CE Henrique de La Roque, turno vespertino, já é uma realidade.
É fato, as mudanças em nossa escola ocorreram e os desafios a serem enfrentados nos dias de hoje são outros.
Na nova realidade do Centro de Ensino Henrique de La Roque, podemos constatar a autonomia e o respeito às decisões do Conselho de Classe. O que o Conselho de Classe decide só ele tem o poder de desfazer. Não poderia deixar de lembrar aqui também, que a Coordenadora Pedagógica tem plena autonomia junto aos professores e alunos para realizar o seu trabalho com êxito na escola, dentro das atividades que envolvem a esfera pedagógica, cabe a Coordenadora Pedagógica a opção de consultar ou não o Gestor Geral ou Auxiliar se achar necessário.
A Direção do Centro de Ensino Henrique de La Roque é uma Equipe!
O nome de Gestor Geral dentro do Centro de Ensino Henrique de La Roque não é sinônimo de poder, é na realidade uma figura representativa dentro da escala hierárquica, pois, na escola existe uma equipe denominada “Equipe da Direção”, que trabalha de maneira afinada conversando e debatendo as necessidades da comunidade escolar e o que ela espera do Centro de Ensino Henrique de La Roque. É essa equipe constituída, pelo Gestor Geral (Gilvan Alves Pereira), Gestora Auxiliar (Maria Luciene), Coordenadora Pedagógica (Maria Luiza) e Técnico do SIAEP, Censo Escolar, etc...(Emerson), que toma as decisões compartilhada na escola.
O que mudou em sala de aula?
A Equipe da Direção tem buscado dentro do possível respaldar os professores perante aos alunos e aos seus pais ou responsáveis. A Equipe da Direção do Centro de Ensino Henrique de La Roque não admite em hipótese alguma que o aluno, independente de quem seja, cause embaraços em sala de aula que venha a prejudicar o trabalho do professor. Na atual conjuntura o professor sabe que tem na Equipe da Direção do CE Henrique de La Roque o seu maior aliado, que pode contar com ela sempre que desejar para intervir nos momentos necessários, mantendo a ordem, a paz e o respeito, atuando também, para restabelecer a boa relação entre o aluno e seu mestre.
Porque melhoramos
A solução encontrada foi à conversa franca e acolhedora com os estudantes e suas famílias, iniciada a partir do ato da matrícula na escola. A escola faz uma entrevista no ato da matrícula, e começa um trabalho de orientação. Durante o ano letivo, quando é observado que o aluno é problemático, os pais são acionados e convocados a conversar e trocar ideias com os Membros da Direção. 
No trabalho diário dentro da escola na busca de melhorias, os professores têm sido os maiores aliados da Direção do Centro de Ensino Henrique de La Roque. A maioria tem contribuído para se fazer valer em sala de aula tudo aquilo que é discutido coletivamente nas reuniões.
Carta de Intenção
Como Gestora Auxiliar Eleita e respaldada nas urnas terei a certeza que estou ajudando a conduzir a escola no caminho certo, para tanto, sigo defendendo várias propostas para a nossa escola, e quero compartilhar algumas delas com vocês neste momento.
É interesse da Professora Luciene dentro do Centro de Ensino Henrique de La Roque:
- Manter a autonomia da Coordenação Pedagógica para que este setor siga realizando seu bom trabalho na escola;
- Manter a autonomia do Conselho de Classe, respeitando e respaldando o desejo da maioria;
- Tratar com igualdade todos os professores, respeitando as limitações de cada um dentro do possível;
- Tratar o Gestor Geral com igualdade de poder, respeitando e respaldando todas as decisões tomadas por ele no âmbito do interesse da escola;
- Trabalhar com a Equipe da Direção da escola para firmar parceria e manter uma relação de proximidade com o Secretário de Educação e o Gestor do Município, objetivando a melhoria da escola;
Vamos juntamente com toda Equipe da Direção:
- Implementar definitivamente em 2017 o Uniforme Padrão, nos dois turnos, tanto no vespertino como no noturno;
- Combater a falta de respeito aos professores ou a qualquer funcionário do Centro de Ensino Henrique de La Roque;
- Buscar alianças nas forças representativas do poder municipal, Prefeito, Secretários e Poder Legislativo local e estadual, para juntos unirmos as forças objetivando conseguir com o Secretário de Educação do Estado e o Governador Flávio Dino o término da obra da Escola do Estado que está em construção, desde 2014. 
- Fortalecer as parcerias no âmbito da comunidade escolar para inserir definitivamente a escola em uma perspectiva de participar anualmente dos grandes eventos: Jogos Escolares, Desfile de 7 de setembro, Semana Cultural; Gincana Estudantil, Feira de Ciências, entre outros....
Próximas etapas
A consulta a comunidade escolar ocorrerá no dia 30 de novembro. A divulgação das eleições será no dia 07 de dezembro, também pelo site da Seduc. No dia 09 de dezembro, será publicado o resultado no Diário Oficial. Finalmente, no dia 23 de dezembro, será realizada a nomeação coletiva dos eleitos.
Desde já eu conto com o apoio de todos!

Maria Luciene da Conceição
Compromisso e Trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário