terça-feira, 4 de abril de 2017

Medida preventiva amplia vacinação contra febre amarela no Povoado de 1º Cocal

Até o momento, não há casos suspeitos da doença em todo Município de São Pedro da Água Branca
A Secretaria Municipal de Saúde de São Pedro da Água Branca deflagrou a campanha de vacinação nesta terça – feira(04) no Povoado de 1º Cocal com o intuito de vacinar toda a população local contra a febre amarela. O objetivo é expandir a estratégia de vacinação como medida preventiva.
Até o momento, não há casos suspeitos da doença na comunidade. O Povoado de 1º Cocal é o primeiro incluído na área de recomendação de vacina contra febre amarela sem que nenhum caso tenha sido registrado em seu território.
A ampliação da vacinação é mais uma medida de precaução adotada em função da proximidade do Rio Tocantins, que faz divida do Estado do Maranhão com o Estado do Tocantins, que pode servir de travessia de pessoas afetadas para o Município de São Pedro da Água Branca.
O Secretário Municipal de Saúde professor Gilvan recomendou a Coordenadora da Atenção Básica, a Enfermeira Dulcineia, que iniciasse a vacinação das pessoas do Povoado, como forma de prevenção. A medida é uma nova etapa preventiva que será estendida para os moradores que habitam as margens do Rio Tocantins, que serão vacinados através de uma busca ativa dos funcionários da saúde do Município.
De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, a estimativa é de que toda população Ribeirinha seja vacinado, e seja imunizada. até o fim deste ano. A previsão é de que a imunização seja intensificada a partir da segunda semana deste mês.
FEBRE AMARELA
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por vetores artrópodes, que possui dois ciclos epidemiológicos distintos de transmissão: silvestre e urbano. Reveste-se da maior importância epidemiológica por sua gravidade clínica e elevado potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas por Aedes aegypti.
Orientações quanto à vacinação contra a febre amarela
A vacinação contra a febre amarela é recomendada para uma grande área do Brasil onde a transmissão é considerada possível, principalmente para indivíduos não vacinados e que se expõem em áreas de mata, onde o vírus ocorre naturalmente.
Viajantes
O Ministério da Saúde recomenda a vacina Febre Amarela (atenuada) para toda a população que viaja para Áreas Com Recomendação de Vacina (ACRV). A vacina está disponível em qualquer unidade básica de saúde (Postos de Saúde do SUS) e deve ser aplicada pelo menos 10 dias antes do deslocamento, para garantir o desenvolvimento da imunidade. Após a vacinação, é fornecido o Cartão Nacional de Vacinação, que deve ser conservado como documento pessoal.
Viagens Nacionais
Recomenda-se a vacina contra febre amarela (atenuada) para toda a população a partir dos 9 meses de idade que se desloca da área sem recomendação de vacina (ASRV) para a área com recomendação da vacina (ACRV). No caso de primeira vacinação, a administração deve ser realizada no mínimo 10 dias antes da viagem, para que a pessoa seja considerada protegida.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde: "Um novo governo, uma nova história".
Blog O Folheto

Nenhum comentário:

Postar um comentário