quarta-feira, 29 de junho de 2022

29/06/2022 – Estudantes do Ensino Médio da Escola CE Henrique de La Roque participaram da Feira de Ciências, Sustentabilidade e Inovação em Imperatriz do Maranhão

 

A ação de iniciativa do Governo do Estado do Maranhão contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), das secretarias estaduais de Juventude e Ciência, Tecnologia e Inovação e do Instituto Estadual de Educação (IEMA).

A Feira de Ciências aconteceu no dia 28 de junho, das 8h às 17h, nos polos São Luís, Imperatriz, Pinheiro, Balsas, Caxias e Colinas, sob coordenação da Secretaria Estadual de Educação.  No polo de Imperatriz, participaram alunos de Imperatriz e Açailândia.

A ação compreendeu as seguintes etapas: enquadramento e análise do resumo informativo, de caráter classificatório e eliminatório; e apresentação e defesa dos trabalhos, de caráter classificatório. Em cada polo foram classificadas as equipes, 1º, 2º e 3º lugar, por meio de nota atribuída por uma comissão julgadora, que votaram nas apresentações após avaliação dos trabalhos expostos nas estandes.

Categorias e temáticas

O evento teve como objetivo estimular a comunidade escolar a buscar soluções criativas que auxiliem na superação de desafios e dificuldades presentes na implementação de atividades voltadas ao desenvolvimento humano de natureza teórica e/ou experimental. A Feira de Ciências foi distribuída em duas categorias: experimentação científica e sustentabilidade; e inovação, tecnologia e robótica.  A categoria experimentação científica e sustentabilidade compõe apresentação das experiências científicas ou de sustentabilidade, equipamentos ou protótipos utilizados, que ilustrem ou estejam relacionados à visualização da proposta apresentada. A categoria inovação, tecnologia e robótica consiste na apresentação de projetos centrados nessa temática.

No total, 1.323 equipes escolares realizaram inscrição para a Feira de Ciências, Sustentabilidade e Inovação. Dessas, 394 foram classificadas para apresentarem seus projetos na feira, sendo 296 de experimentação e 98 de robótica.

O evento contou com até 40 equipes participantes em cada polo, sendo que cada uma delas foi composta por oito estudantes, um professor e um representante da gestão escolar ou profissional determinado pela gestão. Na categoria experimentação científica e sustentabilidade foram selecionadas 30 equipes, e na categoria inovação, tecnologia e robótica 10 equipes participantes.

A feira científica visa apresentar trabalhos que apresentem impacto social relevante, na perspectiva da corresponsabilidade social, no âmbito dos seguintes eixos temáticos: Vida e ambiente; Cidadania e inclusão social; Sustentabilidade; Saúde e bem-estar; Inovação e tecnologia e Empreendedorismo.

Participação da Escola do Estado CE Henrique de La Roque

A Equipe da Escola CE Henrique de La Roque representou a Escola do Ensino Médio com o projeto “ USO SUTENTÁVEL DA ÁGUA E ENERGIA SOLAR NA CRIAÇÃO DE PEIXES”, a proposta do trabalho tem como resultado esperado a redução e a otimização no processo de produção de peixes com menos recursos na criação da espécie tilápia em reservatório abastecido com água da chuva.  O projeto propõe a utilização de energia renovável através do uso de placas solares para manter o funcionamento das bombas na oxigenação diária da água nas caixas tanques.

Dados informativos

EVENTO: FEIRA DE CIÊNCIAS, SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO

TEMAUSO SUTENTÁVEL DA ÁGUA E ENERGIA SOLAR NA CRIAÇÃO DE PEIXES

ALUNOS AUTORES: Carlos Henrique Bassani Sousa; Eduarda Alves Reis; Evelyn da Silva Costa; Felipe dos Santos Silveira; Isabela Silva Lima; Maria Rosa Oliveira; Mayara da Silva Aguilar e Mateus Alves Moura.

PROFESSORES ORIENTADORES: Ronilson Lima Serra e Tenison Walberth Carvalho Bezerra.

INSTITUIÇÃO: CENTRO DE ENSINO HENRIQUE DE LA ROQUE

GESTORAS:  Maria Luciene da Conceição(Geral) e Maria Luíza Souza de Almeida

UNIDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃOAÇAILÂNDIA

CIDADE: SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA/MA

Prof° Gilvan Alves


Nenhum comentário:

Postar um comentário