quarta-feira, 17 de agosto de 2022

17/08/2022 - Escola da Rede Estadual CE Henrique de La Roque realiza ‘Conselho de Classe’ nesta quarta-feira (17)


Nesta quarta-feira (17), a escola da Rede Estadual, CE Henrique de La Roque, participou de um importante momento de gestão pedagógica com foco na melhoria da aprendizagem: trata-se do “Conselho de Classe”, previsto no Calendário Escolar. A comunidade escolar se reúne para refletir, avaliar e dar encaminhamentos nas decisões de ações para o desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes.

O Conselho de Classe, que aconteceu com a participação dos alunos tem três principais objetivos: analisar o desenvolvimento dos estudantes e as práticas pedagógicas realizadas durante o bimestre; dialogar sobre potencialidades, fragilidades e desafios do processo de ensino e de aprendizagem; e propor alternativas de superação das fragilidades e dos desafios do ensino e da aprendizagem.

O Conselho de Classe do CE Henrique de La Roque conta com o pré-Conselho, que foi realizado de 07 a 08 de agosto; o Conselho e o Pós-Conselho.

O pré-conselho foi uma oportunidade de ouvir os alunos, é um momento de   levantamento de dados do processo de ensino e disponibilização aos conselheiros (professores) para análise comparativa do desempenho dos estudantes, das observações, dos encaminhamentos didático-metodológicos realizados e outros, de forma a dar agilidade ao Conselho de Classe. É um espaço de diagnóstico.

Na etapa dos estudantes, são promovidos os diálogos e reuniões entre alunos, equipe pedagógica, professores e gestores da escola. Na etapa do professor, acontecem as análises da aprendizagem dos alunos, juntamente com a equipe pedagógica e, por fim, a equipe gestora faz o levantamento prévio de dados de todo segundo bimestre.

O pós-conselho, é o momento de colocar em prática as intervenções discutidas no conselho de classe, como, por exemplo, a recuperação da aprendizagem dos estudantes.

"A turma em que foi observado maior dificuldade de aprendizagem, será aplicada a estratégia para que o problema seja resolvido", Gestora Maria Luciene.  


Por Profº. Gilvan Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário