A Prefeitura de São Pedro da Água Branca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Educação, deu início nesta quarta-feira (19), na Escola UMI Henrique de Lá Roque, a Campanha de Vacinação nas escolas do município. A ação segue até o final do mês de abril e tem como objetivo atualizar o calendário vacinal de crianças e adolescentes, garantindo a proteção contra diversas doenças.
A iniciativa atende à determinação do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, em parceria com o Governo do Estado, e reforça o compromisso do município com a saúde preventiva.
Durante a campanha estão sendo administradas todas as vacinas disponíveis no calendário vacinal do município, com exceção da vacina para COVID-19.
“A atualização da caderneta deste público pode erradicar, eliminar e controlar diversas doenças imunopreveníveis infectocontagiosas, ampliando a proteção dos estudantes matriculados na rede pública de ensino”, destaca o secretário municipal de saúde, Idecley Monteiro.
A Prefeitura reforça a importância da adesão dos pais e responsáveis, garantindo que os alunos estejam devidamente vacinados. A imunização é fundamental para a promoção da saúde e o bem-estar das crianças e adolescentes do município.
Norma surgiu de projeto apresentado na Câmara dos Deputados
Objetivo é elevar cobertura vacinal de alunos da educação infantil e do ensino fundamental
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 14.886/24, que institui o Programa Nacional de Vacinação em Escolas Públicas. O objetivo é elevar a cobertura vacinal da população, especialmente entre os alunos da educação infantil e do ensino fundamental. O texto foi publicado no dia 12/06/2024, em edição extra do Diário Oficial da União.
A nova norma surgiu do Projeto de Lei 826/19, do deputado Domingos Sávio (PL-MG), aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.
Se o aluno não tiver o cartão de vacinação, a unidade de saúde responsável fornecerá um novo documento. E, se houver disponibilidade de doses, os adultos da comunidade escolar também poderão ser vacinados.
Por prof°. Gilvan Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário