terça-feira, 14 de junho de 2016

Eleições 2016: Entrevista com a pré-candidata a vereadora pelo PRP Antônia Lusilene Silva Sousa, a professora Lusa

Dando continuidade a série de entrevistas com os pré-candidatos à vereadores e prefeitos nas eleições municipais de 2016, O editor do Blog O Folheto, professor Gilvan, recebeu na redação do Blog,na manhã desta terça-feira(14), Antônia Lusilene Silva Sousa, conhecida populamente por professora Lusa, pré - candidata assumida a disputar uma cadeira no legislativo municipal de São Pedro da Água Branca-MA.
Para a professora Lusa, atualmente filiada e vice - presidente do PRP de São Pedro da Água Branca, os longos anos de trabalho dedicados a educação no município, incluindo a boa avaliação que a população faz de sua passagem a frente da direção da Escola Pedro Alves Matias, lhe dar tranqüilidade e condições para pedir o apoio das pessoas nessa nova empreitada, que é a busca de uma vaga no legislativo municipal. Ela disse, ainda, que está muito confiante porque tem recebido diariamente apoios espontâneos de grande relevância. Para Antônia Lusilene Silva Sousa, chamada pelos amigos de professora Lusa, sua família está em peso ao seu lado e isso é muito importante em uma disputa eleitoral.

Blog O Folheto: Quem é a profª. Lusa?
Profª. Lusa: Sou uma eterna educadora, tenho 37 anos de idade, venho de uma família humilde de 4 irmães. Comecei a trabalhar na Secretaria Municipal de Educação do município desde 1997, portanto, tenho 16 anos de serviços prestados à educação dos Sãopedrenses. Fiquei a frente da direção da Escola Municipal Pedro Alves Matias por 9 anos, de 2009 a abril de 2016. Sou formada em matemática pela UEMA, fui delegada por dois mandatos do sindicato da educação do município de São Pedro, fui também vice - presidente do PT por duas vezes; me considero uma mulher com boa experiência.

Blog O Folheto: Porque a profª. Lusa é candidata a vereadora por São Pedro da Água Branca?
Profª. Lusa: Sou educadora em São Pedro há vários anos, tenho me envolvido sempre que necessário em nosso município nas causas sociais coletivas. Sou conhecedora da nossa realidade e sei o que o nosso povo precisa. Meus amigos sempre me perguntavam “porque eu não entrava na disputa para vereadora em São Pedro”. Isso foi começando a crescer dentro de mim, esse sentimento de poder fazer mais pela população do meu município, essas conversas começaram a acontecer com mais freqüência, e chegamos à conclusão de que SIM, eu iria concorrer a uma cadeira no legislativo municipal em São Pedro da Água Branca nas eleições municipais de 2016.

Blog O Folheto: Ainda como pré-candidata, já começou os trabalhos de base? Como estão os apoios? 
Profª. Lusa: Tenho conversado bastante com várias lideranças políticas, nossa pré - candidatura tem obtido adesões espontâneas de muitas pessoas oriundas de segmentos diferentes de nossa sociedade. Venho crescendo de maneira consistente à medida que nos aproximamos das eleições. Tenho tido o apoio incondicional de minha família, dos amigos e de muita gente que acredita no trabalho da professora Lusa. Sou muito grata por tudo isso.

Blog O folheto: Qual será a bandeira defendida pela vereadora Profª. Lusa, caso seja eleita?
Profª. Lusa: Vou exercer com dignidade o papel de vereadora fiscalizando as ações do executivo, ajudando a corrigir os erros e sugerindo novos caminhos. Vou cobrar mais fiscalização por parte dos Conselhos Municipal diante da atuação de cada Secretaria da Administração quando estiverem efetuando algum trabalho voltado para beneficiar nossa comunidade, os recursos de cada secretaria precisam ser aplicados de maneira coerente e os conselhos possuem um papel importante nestes momentos. Vou defender mais espaço para as mulheres na gestão municipal; na educação defenderei mais qualificação para os professores e melhorias estruturais em todas as escolas; vou defender a inserção imediata em todas as escolas da educação especial. Tenho ainda, vários projetos em mente para as áreas da educação, saúde, assistência social, geração de emprego, para turma jovem, entre outros, vou defender todos eles, quero falar mais detalhadamente sobre os mesmos, durante a campanha

Blog O Folheto: Qual sua avaliação da pré - candidatura a prefeito do vice - prefeito Pelezinho?
Profª. Lusa: Pelezinho é um homem comum que tem a cara dos habitantes de São Pedro da Água Branca, tem os pés no chão e sabe o que precisa ser feito para conduzir o nosso município no rumo que a nossa gente deseja. Pelé cresceu no município trabalhando duro sol a sol, conhece, portanto, as reais necessidades de cada família Sãopedrense. O povo conhece e sabe quem é Pelezinho, são esses detalhes que tornam a sua candidatura forte capaz de reunir oito partidos, lideranças religiosas, entidades engajadas nos movimentos sociais, lideranças sindicais, representantes de associações, educadores, dentre outros. Pelezinho é um nome forte, é o nome certo para governar nosso município a partir de 2017.
Por profº. Gilvan

Nenhum comentário:

Postar um comentário