sábado, 20 de agosto de 2016

Candidato a vereador em Bom Jesus do Tocantins-Pa, pelo PSC, José Ferreira dos Santos, codinome professor Zeca, é entrevistado pelo Blog O Folheto.

ENTREVISTA AO BLOG “O FOLHETO”, em 21 de Agosto de 2016.

1. Quem é José Ferreira dos Santos? (Professor Zeca 20111).

José Ferreira dos Santos: Bom... Tenho 41 anos de idade, destes 20 dedicados à luta nos movimentos sociais.  Nasci na Bahia, mas vim pro Pará em 1979 para Bom Jesus. Em 1989 fui para Marabá, onde trabalhei na casa da Cultura e no Museu municipal, fui militar do Exército, fui membro fundador do movimento de emancipação do Estado de Carajás, coordenador da UNEMAR (União dos Estudantes de Marabá), sócio fundador da Associação dos Artistas Plásticos de Marabá. Sou graduado em Educação Artística e Pedagogia. Atualmente sou professor de Artes na Escola Raulino de Oliveira Pinto, onde trabalho desde 2011. Sou acima de tudo um soldado sempre a favor do povo.

2. Por que resolveu ser candidato?

José Ferreira dos Santos: Considero que não existe uma educação neutra, como pensam  alguns colegas de profissão. Aliás, acho que professor tem sim que resgatar os seus valores. Não podemos mais apenas ir para a sala de aula e ministrar nossas aulas. O professor é acima de tudo alguém que pensa; e o seu pensar e agir tem que gerar uma interferência positiva na sociedade onde vive. Inclusive na política.

3. Já começou os trabalhos de base? Como estão os apoios?

José Ferreira dos Santos: Sou militante do Sintep local, também milito nas áreas de ocupação aqui em Bom Jesus na antiga fazenda Gaúcha, onde sou uma das lideranças. Sou um nome leve, tenho uma história limpa. Já conquistamos apoios importantes nas duas frentes que atuo: educação e no meio rural, e também apoio entre pequenos comerciantes; além é claro de contar com o apoio da família e amigos.

4. Quais os projetos defendidos pelo candidato, caso seja eleito?

José Ferreira dos Santos: Hoje temos no município em torno de 150 funcionários que são contratados até o dia 30 de junho; demitidos e recontratados em agosto, ficando assim sem os direitos de férias. Sou contra esse modelo de contrato, pois para mim o contrato tem que ser anual sem demissão em julho.
Não vejo por que um vereador de Bom Jesus tem que ganhar quase R$ 4 mil reais por mês, já que trabalha apenas uma vez por semana das 19h às 21h. Tenho um projeto de lei para reduzir os salários dos vereadores.
Também acho um absurdo a gestão fazer contratos com empresas que não cumprem a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Portanto, tenho um projeto de lei que quebra o contrato entre a gestão e a empresa caso não esteja cumprindo a CLT.
Lutar junto com meus companheiros educadores por todos os nossos direitos que já estão garantidos em lei como a hora atividade para os companheiros que atuam de 6º ao 9º ano.
Tenho um projeto de incentivo ao cultivo permanente, pois não vejo outra saída para que o município gere emprego e renda, tendo em vista que a única coisa que temos para explorar é a terra. Por exemplo: numa área do tamanho de um campo de futebol cabem 2.000 pés de maracujá ou 30.000 pés de abacaxi. Portanto, com uma área desse tamanho, com um desses dois cultivos podemos gerar dois empregos. Não estou dizendo que o gado não é importante, mas somente ressalto que devemos diversificar a produção no meio rural. Para mim é uma alternativa possível para gerar emprego e renda no campo e na cidade.

5. Qual sua avaliação da candidatura a prefeito Joãozinho?

José Ferreira dos Santos: Joãozinho é um homem experiente e que tem intimidade com a gestão pública. Já atuou em Bom Jesus como secretário de finanças em várias gestões, sempre de maneira honesta e de conduta ilibada.
Vejo em Joãozinho a possibilidade de ter pela primeira vez à frente da prefeitura de Bom Jesus do Tocantins um trabalhador, falo agora como professor, e também como agricultor, membro desta comunidade e preocupado com o futuro dela. Vejo em Joãozinho: um homem do povo e a favor do povo.

Fonte: Blog O Folhete

Nenhum comentário:

Postar um comentário