sábado, 20 de maio de 2017

Secretaria Municipal de Saúde realizará Conferência Municipal de Saúde nesta terça-feira, dia 23 de maio

As Conferências Municipais de Saúde são de extrema importância para o bom funcionamento da gestão municipal, por meio dela é possível avaliar a situação de saúde do município e propor diretrizes para a formulação da política de saúde.
Prevista na Lei nº 8142/90, a conferência deve acontecer a cada quatro anos e conta com a representação dos vários segmentos sociais, seu produto expressará as necessidades de saúde do município e servirá de base para a construção do Plano Municipal de Saúde (PMS), para os planos e metas estaduais, que por sua vez serão base para o plano e metas nacionais.

A partir da aprovação do novo modelo de repasse de recurso do SUS, pactuado este ano, os repasses se darão unicamente baseado no Plano Municipal de Saúde, fica ainda mais relevante a realização desse planejamento eficaz e feito de forma ascendente com a participação do controle social e isso se dá, principalmente, a partir de uma Conferência Municipal bem-feita. Os gestores municipais de saúde devem fazer as conferências durante o primeiro semestre.

É por meio da Conferência Municipal de Saúde que o gestor pode ouvir sua população de forma ampla e organizada. É papel do prefeito convocar a Conferência ou, extraordinariamente, o Conselho de Saúde. É responsabilidade da gestão dar os meios necessários para que a conferência aconteça, destinando recursos financeiros, materiais e pessoal para apoiar e trabalhar diretamente em sua realização. Resumindo: Trata-se de uma grande reunião para discutir a saúde das pessoas e o sistema de saúde das cidades, onde governo, trabalhadores e usuários farão propostas para confirmar o certo, modificar o errado e construir o novo. Portanto partindo da saúde que temos para chegar à saúde que queremos.

No dia 23 de Maio acontecerão na realidade duas conferências conjuntas, a 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres e 1ª Conferência Municipal de Políticas Para as Mulheres.

CONVITE

O Conselho Municipal de Saúde juntamente com a Prefeitura de São Pedro da Água Branca, têm a honrar de convidar vossa senhoria para participar do 1º Ciclo de Conferências 2017 que terá início dia 23/05 com as seguintes temáticas:
Saúde da Mulher:“DESAFIOS PARA A INTEGRALIDADE COM EQUIDADE”
Política para as Mulheres: “DIREITOS, PARTICIPAÇÃO E PODER PARA AS MULHERES”

- DIREITOS SOCIAIS SENDO DEBATIDOS E RESPEITADOS -

DIA 23 DE MAIO DE 2017 – Das 8 às 17 horas
LOCAL: AUDITÓRIO DO CENTRO CATEQUÉTICO

Nenhum comentário:

Postar um comentário