quinta-feira, 15 de março de 2018

PREFEITURA DE SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA FARÁ CAMPANHA DO EXAME PREVENTIVO DE CÂNCER DE COLO DE ÚTERO


A Secretaria de Saúde informa a todas as mulheres de São Pedro da Água Branca, que terá inicio no próximo dia, 19 de março, a Campanha do Exame Preventivo de Câncer de Colo de Útero. Serão feitas chamadas nas ruas do município, através de carros de som e nas redes sociais, convocando todas as mulheres aptas a realizarem o exame a comparecerem nas Unidades Básicas de Saúde.

Neste período todas as Unidades de Estratégias de Saúde da Família – EFS’s, do município estarão realizando o exame, incluindo a Unidade Básica de Saúde do Povoado de Primeiro Cocal.

Os exames poderão ser feitos nas Unidades Básica de Saúde, Maria Diva,  Maria Neuza e Povoado de Primeiro Cocal, conforme prévio agendamento no próprio local.

Orientações importantes:

- LEVAR CARTÃO SUS;
- IDENTIDADE E CPF;
- COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA;

O QUE É O EXAME PREVENTIVO E COM QUE FREQUÊNCIA DEVO FAZÊ-LO?

Saiba o que é o exame preventivo e com que frequência você deve fazê-lo!

Se você tem uma consulta marcada com o ginecologista e vai fazer o Papanicolau, também conhecido como preventivo, vale a pena saber tudo sobre o exame antes de ir. Assim, você não irá achar que é um bicho de sete cabeças ou que irá sentir dor. O mais importante é saber que o objetivo é verificar se está tudo bem com seu útero e, assim, prevenir doenças.

1) O que é exatamente o exame preventivo?

exame nada mais é do que uma coleta da secreção do colo do útero, utilizando uma espátula e escovinha em um procedimento bem rápido, que dura 5 minutos, no máximo. Ou seja: você não vai sentir nada mais do que um pequeno incômodo.

2) Qual a importância de fazer o preventivo?

O Papanicolau é muito importante para estar em dia com a saúde da região íntima e para o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de colo de útero, aumentando as chances de ter um tratamento bem-sucedido. Pode também ajudar a detectar o HPV (infecção que causa verrugas pelo corpo), apesar de já existirem outros exames auxiliares na detecção dessa doença.

3) Tem alguma diferença do exame para uma menina que é virgem?
Sim! O  Ministério da Saúde recomenda que o preventivo, em meninas virgens, seja feito com um cotonete e materiais que preservem o hímen - a  membrana que fica na entrada da vagina. Para mulheres que já iniciaram a vida sexual, o Papanicolau é feito com uma “colher de raspagem” para coletar o material do colo do útero.

4) A partir de que idade devo fazer o exame preventivo e qual a frequência?

A idade ideal para começar a fazer o exame, de acordo com o ginecologista, é a partir dos 25 anos ou quando a menina iniciar a vida sexual. Já a frequência varia de acordo com cada caso. “De modo geral, o preventivo deve ser feito anualmente, mas pode ser antecipado em casos de alterações ou realizado com intervalo um pouco maior (até três anos) se os dois últimos exames forem normais”.

5) A mulher pode ter relações sexuais antes do exame?

A recomendação do Ministério da Saúde é de não ter relações sexuais um dia antes à realização do preventivo. “No mesmo período, também não se deve usar duchas ou medicamentos vaginais. Além disso, o exame não pode ser feito durante a menstruação”.

Fonte: Secretaria de Saúde de São Pedro da Água Branca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário