segunda-feira, 26 de março de 2018

Saúde na Escola: Alunos recebem palestra educativa sobre Alimentação Saudável e Benefícios de uma Boa Hidratação


Dando Continuidade às ações do Programa Saúde na Escola (PSE), a enfermeira Coordenadora da Atenção Básica de São Pedro da Água Branca, Ducinéa Cardoso Boges, realizou uma palestra educativa na Escola do Estado “CE Henrique de La Roque” focando os temas, Alimentação Saudável e Benefícios de uma Boa Hidratação. A Palestra foi ministrada para um público constituído de pais e alunos e buscou atender a um pedido da direção da escola, que enviou um ofício a Secretaria Municipal de Saúde solicitando um profissional que pudesse contribuir.

Benefícios de uma alimentação saudável

A alimentação saudável é uma das melhores maneiras de garantir qualidade de vida, porque faz nosso corpo funcionar de forma adequada e também ajuda na prevenção de doenças.

Ela deve ser balanceada, rica em proteínas, gorduras, carboidratos, fibras, vitaminas, água e sais minerais. Esses itens são essenciais para todas as pessoas que pretendem ter uma vida melhor. A diversidade de grãos, verduras, legumes e frutas deve fazer parte das refeições do dia a dia.

O ideal é que a alimentação seja composta por uma fonte de carboidrato, uma de proteína e uma de gordura boa, além das fibras. Os benefícios podem ser observados em pouco tempo e só tendem a aumentar com o passar dos anos.

Prevenção de doenças
Comer alimentos saudáveis é uma forma de combater doenças crônicas, proporcionando a melhora na qualidade de vida. Muitos itens que ingerimos diariamente são associados ao desenvolvimento de doenças, como o câncer, doenças cardíacas, obesidade, diabetes e outras enfermidades crônicas como hipertensão e dislipidemia. Por isso, alimentos ricos em açúcares e gorduras simples devem ser consumidos moderadamente.

Retarda o envelhecimento
Comer bem também ajuda a evitar doenças que podem diminuir a expectativa de vida. O consumo de alimentos saudáveis, em combinação com exercícios, pode estender a expectativa de vida.

Equilíbrio hormonal
Sempre que comemos algo, nosso corpo libera hormônios em quantidades que podem estar em equilíbrio ou não.

Com um balanço entre proteínas e carboidratos, em cada refeição e lanches do seu dia, o organismo consegue manter os níveis dos hormônios equilibrados, auxiliando não só no combate à obesidade e ao diabetes, como em diversos outros fatores que afetam diretamente na nossa qualidade de vida.

Combate às dores corporais
Desconfortos musculares, como dores nas costas e nas pernas, podem ser resultados da má alimentação, causando indisposição para realizar as atividades do dia a dia.

Existem alimentos que previnem o desgaste muscular e auxiliam na sua regeneração. Além dos alimentos que tem propriedades anti-inflamatórias, como os peixes, gengibre e abacate.

Melhora do humor
Para ter uma mente saudável é necessário um corpo saudável. Se você fornecer ao seu corpo tudo que ele precisa, sua mente lhe recompensará.

Uma boa alimentação reduz alterações de humor e pode contribuir na manutenção da liberação do cortisol, o hormônio do estresse. Consumido os nutrientes adequados você vai se sentir mais equilibrado, em forma e com mais energia para aproveitar a sua vida ao máximo.

Aumenta a energia
A ingestão de alimentos saudáveis também garante mais energia e disposição para executar as atividades do cotidiano. Pessoas com maus hábitos alimentares tendem a sofrer de cansaço, mau humor, insônia, sobrepeso ou obesidade.

Bons hábitos alimentares proporcionam o equilíbrio dos nutrientes essenciais para o fornecimento de energia, além disso, alguns alimentos, como a banana, também podem despertar e fortalecer áreas cerebrais relacionadas ao humor.

Porque devemos nos preocupar com uma boa hidratação?

A ingestão de água é vital e essencial em quase todas as funções do corpo humano, como nos processos de digestão, absorção, transporte de nutrientes e excreção de substâncias, além de auxiliar na regulação da temperatura corpórea, na eliminação das toxinas através da urina e da transpiração. O consumo inadequado prejudica de forma direta o funcionamento do organismo, contribuindo para o aparecimento de inúmeras doenças. Em algumas situações de altas temperaturas a hidratação adequada torna-se ainda mais importante.

Estudando: As tarefas que demandam concentração, como é o caso de estudar, podem ser seriamente prejudicadas caso o corpo não esteja propriamente hidratado. Em crianças e adolescentes, o risco de prejuízo da função cognitiva é ainda maior.

O consumo de líquidos deve ocorrer durante todo o dia e nos intervalos das refeições, pois quando ingerimos muito líquido durante as refeições, a concentração de ácido clorídrico presente no estômago diminui e algumas enzimas são diluídas, prejudicando a digestão dos alimentos e podendo ocasionar indigestão e flatulência.

A recomendação de ingestão de Líquidos por dia é de em média 2 litros para mulheres e 2,5 litros para homens. Para quem não gosta de água, uma boa dica é criar uma versão aromatizada colocando folhas de hortelã, alecrim, rodelas de laranja ou limão. E para não esquecer de beber água é aconselhável ter sempre uma garrafinha com você! Outra opção são os chás que também são ótimas escolhas para garantir a hidratação, porém não devem ser adoçados!

É importante ressaltar que não devemos sentir sede. Esse já é um sinal de desidratação! Portanto não espere a sede chegar, a falta de água pode causar fraqueza, tontura, dor de cabeça, fadiga e, se constatada por muito tempo, em casos extremos, pode levar à morte.


Fonte: SEMUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário