sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Mutirão do Graucoma 2019

Aconteceu nesta sexta-feira (26), no Hospital Municipal de São Pedro da Água Branca, Mais um Mutirão de Glaucoma e Catarata. A ação, realizada pela Secretaria de Estado da Saúde em parceria com o Hospital da Visão do Maranhão e a Secretaria Municipal de Saúde de São Pedro da Água Branca, atenderam mais de 200 pessoas, gratuitamente. A distribuição de senhas e os atendimentos aconteceram das 13h às 16h.

 Os pacientes diagnosticados com catarata e glaucoma serão encaminhados para cirurgia e tratamento especializado através do Setor de regulação do município.

De acordo com o enfermeiro obstetra e Secretário Municipal de Saúde de São Pedro da Água Branca, Gilvan Alves, o glaucoma é uma doença causada pela elevação da pressão intraocular, compromete a visão e, na falta de tratamento adequado, pode levar à cegueira. "A prevenção é essencial para combatê-la", alerta Gilvan. "Por ser uma doença silenciosa, é importante que o paciente faça exames de rotina. Se o glaucoma for diagnosticado e tratado de forma correta, no início, as chances de controle são maiores", afirmou.

Já a catarata, caracteriza-se pela formação de visão nublada.  "É como olhar por uma janela embaçada ou enevoada", explicou Gilvan, acrescentando que a visão nublada pode tornar mais difíceis tarefas como ler e dirigir um carro e progredir até prejudicar completamente a visão.

Desde o primeiro Mutirão do Glaucoma realizado em 2017 várias pessoas foram  diagnosticadas com glaucoma e outras com catarata, a Secretaria Municipal de Saúde tem trabalho para amenizar os problemas destes pacientes contribuindo para a realização de várias cirurgias de catarata no Hospital Macrorregional.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário