quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Em São Pedro da Água Branca Agentes Comunitários de Saúde usarão tablets para acompanhar saúde da população


Equipamento agiliza avaliações e ajuda a traçar estratégias de saúde para as famílias
As equipes de saúde da família de São Pedro da Água Branca, vão nos próximos 60 dias, usar tablets durante o atendimento dos pacientes da rede pública. A prefeitura vai comprar 30 equipamentos e, mediante capacitação, todos os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) lotados nas unidades municipais devem adotá-los nas rotinas diárias.

O Secretário Municipal de Saúde Gilvan Alves, ressaltou a importância do recurso para a execução das atividades das equipes. “O uso do dispositivo vai facilitar o processo de trabalho, promovendo agilidade, integração e melhoria na qualidade de informações e alimentação do sistema. É uma forma de valorizar o importante papel dos agentes para a saúde da população, potencializando ainda mais os serviços”.

Na atualidade os agentes precisam preencher as informações em fichas de papel manualmente para depois registrá-las no sistema. Além do retrabalho dos profissionais, essa prática pode ocasionar possíveis inconsistências nas informações quando digitalizadas. Mas segundo o Secretário Municipal de Saúde, Gilvan Alves, a informatização permite que os agentes melhorem o atendimento prestado.

“Uso dos tablets trará vantagens na atuação dos profissionais. Diariamente, eles vão utilizá-los nas visitas domiciliares para avaliar e registrar a condição das pessoas, atualizando informações sobre consultas médicas realizadas no período, tratamentos em andamento, hospitalização recente e outros detalhes”, diz a enfermeira Dulcinea Cardoso Borges.

Com os tablets os ACS conseguirão cruzar informações, identificar áreas de risco, criar mapas epidemiológicos e acompanhar de perto a situação de gestantes e doentes crônicos. Além disso, no momento da visita, é possível obter a localização geográfica do agente via GPS, facilitando o mapeamento dos pontos de cobertura das equipes. De volta à unidade de saúde com acesso à internet, as informações são automaticamente atualizadas no software e são enviadas ao e-SUS.

Em situações de risco, o próprio agente de saúde pode solicitar agendamento de consulta para um paciente diretamente via sistema. A confiabilidade das informações registradas aumenta com o uso dos tablets e há um maior controle na atuação dos profissionais”, explica Matheus Soares Santos, Coordenador da Atenção Básica de Cidelândia.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário