sábado, 30 de novembro de 2019

Prefeitura de São Pedro da Água Branca encerra campanha Novembro Azul com café da manhã no Hospital Municipal

Além dos servidores da saúde, estiveram também participando do café da manhã, o Secretário Municipal de Saúde, Gilvan Alves, o Vice Prefeito, Gildeon, o Presidente do PT, João do Monte e a Vereadora Raquel.
A Prefeitura de São Pedro da Água Branca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã deste sábado (30), com um café da manhã, o encerramento da campanha Novembro Azul. A iniciativa marca a finalização de um ciclo de ações desenvolvidas pela equipe de saúde do município com o intuito de mobilizar a sociedade Sãopedrense para o entendimento que o câncer de próstata mata e quando o homem é diagnosticado precocemente pode ser tratado.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ ) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

O secretário municipal de Saúde, Gilvan Alves, explica que a campanha Novembro Azul tem por objetivo conscientizar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce de doenças, principalmente do câncer de próstata.

O vice prefeito Gildeon parabenizou a equipe da Saúde municipal e destacou que ações como essa são relevantes para reforçar a importância dos cuidados com a saúde.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário