terça-feira, 14 de março de 2023

15/03/2023 – Prefeita de São Pedro da Água Branca, Marília Gonçalves de Oliveira (PTB) e o Vice Túllio Gonçalves de Oliveira (PTB) participam, nesta terça-feira (14), do segundo dia do "I Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense''


Prefeita Marília Gonçalves de Oliveira(PTB) ao lado do Ministro da Justiça Flávio Dino(PSB).

A prefeita de São Pedro da Água Branca, Marília Gonçalves de Oliveira(PTB), e seu Vice Túllio Gonçalves de Oliveira(PTB) participaram, nesta terça-feira (14), do segundo dia do "I Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense", promovido pela Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM).

O evento, que teve duração de dois dias, 13 e 14, foi realizado no Multicenter Sebrae, no bairro Cohafuma, em São Luís. O encontro que reuniu as maiores lideranças políticas do Estado,  objetivou promover e divulgar o municipalismo e as ações de parceria entre o Governo do Estado e as prefeituras.

Para a chefe do executivo municipal de São Pedro da Água Branca, Marília Gonçalves, “o evento foi um momento de muito aprendizado para os prefeitos, vereadores e técnicos que prestam serviços nas prefeituras, foram dois dias de intensos debates, trocas de conhecimentos e de muita interação política”.

"Ouvimos aqui do Governador Carlos Brandão (PSB) uma proposta de parceria para alavancar o desenvolvimento dos municípios e do Estado do Maranhão. Para atingirmos esse objetivo precisamos caminhar juntos, Governo Federal, Governo Estadual e Prefeitura, cada um dando a sua devida contribuição, tanto técnica como financeiramente", disse Marília Gonçalves.

O Ministro da Justiça, Flávio Dino, pontuou a importância do fortalecimento do diálogo em defesa de um Pacto Federativo que assegure maior proteção aos estados e municípios, afirmando ainda que o ministério também está aberto e aguardando a visita de prefeitos e prefeitas.

"O Pacto federativo possui também dimensão prática, precisamos desdobrá-lo dessa forma. E isso nós vamos fazer em todas as cidades do Maranhão, com o apoio do presidente Lula, finalizando, a princípio, as obras paradas e para isso contamos também com uma participação mais efetiva da Famem, da Assembleia Legislativa e da nossa bancada federal, para que juntos possamos elencar as demandas, cobrar-lá em Brasília e dessa forma cuidar do Maranhão", concluiu Flávio Dino.

O secretário de Estado da Indústria e Comércio, Júnior Marreca, defendeu a realização do congresso evidenciando sua dimensão. “O I Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense é um importante momento para interlocução direta com os gestores municipais, pois é uma oportunidade de apresentar os programas já existentes na secretaria e os que estão em elaboração com vistas à busca do desenvolvimento do estado do Maranhão”, afirma Marreca.

Tenho uma visão e um coração municipalista. A origem de todas as demandas é nos municípios. É lá que a vida acontece. Então, esse congresso fortalece os municípios e os gestores. A Famem está de parabéns e poderá contar sempre com o meu apoio e da Assembleia Legislativa, porque naquela Casa também tem 42 deputados torcendo e trabalhando muito pelo municipalismo no Maranhão”, afirmou Iracema Vale.

Sobre o Congresso

A realização do I Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense, que contou com mais de 3 mil inscritos, dá-se diante do estreitamento das relações entre os governos estadual e federal, momento considerado oportuno pelos gestores públicos para parcerias e investimentos que beneficiem as cidades maranhenses, trazendo desenvolvimento e geração de emprego e renda para o Maranhão.

Abordando temas como o pacto federativo e a retomada de obras federais atualmente paradas, o evento contou com as palestras do ministro da Justiça, Flávio Dino; do ministro da Comunicações, Juscelino Filho; e do secretário-executivo do Ministério das Cidades, Hildo Rocha. A programação foi ampla e incluiu oficinas, feiras e debates.

Por profº. Gilvan Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário