quarta-feira, 12 de abril de 2023

12/04/2023 - Falso alerta de ataque a escolas pode levar a prisão, dizem especialistas em direito

Nesta terça (11), áudios e textos foram compartilhados se referindo a possíveis atentados em escolas de São Pedro da Água Branca

Criadores e disseminadores de conteúdos falsos sobre possíveis ataques a unidades de ensino podem pegar de 15 dias a seis meses de prisão e pagar multa, afirma especialista em direito.

Marcos Aurélio Florêncio, professor de direito penal da Universidade Presbiteriana Mackenzie, diz que mensagens do tipo ferem a paz pública ao produzir pânico e tumulto. Pena para esses casos é prevista na Lei das Contravenções Penais, que trata de infrações menos graves com penas mais leves.

"Fake news sobre ataques podem provocar alarma injustificada. Logo, a pessoa que produz e reproduz esse tipo de mensagem pode incorrer nessa contravenção penal. É preciso se atentar ao compartilhar coisas tão graves", diz Florêncio.

Nesta terça-feira (11), alunos e pais de alunos foram surpreendidos com áudios circulando em grupos de WhatsApp com alertas sobre ataques. Segundo os áudios e textos, a escola CEM e Henrique de La Roque I estariam sofrendo atentados, um dos áudios diz que os criminosos já teriam invadido uma das  instituições de ensino para praticar crimes em suas dependências. Os áudios causaram pânico na cidade e posteriormente foram demitidos.  

Devido à repercussão do episódio a Secretária de educação do município, Mirian da Silva Pereira, divulgou nota de esclarecimentos  informando que estaria tomando providências pra resolver a situação.


Por profº. Gilvan Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário