terça-feira, 26 de setembro de 2023

26/09/2023 - O Setembro Amarelo é um mês importantíssimo que traz visibilidade para o cuidado com a saúde mental e a luta contra o suicídio


Setembro Amarelo é um mês importantíssimo e que traz visibilidade para o cuidado com a saúde mental e a luta que tantas pessoas enfrentam contra o desejo de abraçar o suicídio. É necessário alertarmos a nossa população de São Pedro da Água Branca a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.

O suicídio é um problema de saúde pública que deve ser combatido e merece atenção redobrada dos órgãos governamentais a nível federal, estadual e municipal. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não vêem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas. A esperança é o fato de que, segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. É necessário a pessoa buscar ajuda e atenção de quem está à sua volta.

A prevenção ao suicídio é um processo desafiador por causa das características multifacetadas do problema. Portanto, é preciso debater esse tema para que as pessoas estejam bem-informadas sobre ele e para que o preconceito seja desconstruído. 

Como o suicídio apresenta aspectos individuais, a prevenção deve ser feita por meio da conscientização. Assim, a sociedade compreende melhor o que pode levar a esse ato, inclusive, para conseguir identificar os comportamentos suicidas e oferecer ajuda a quem precisa. 

Como esse assunto ainda é muito estigmatizado, quem está vivenciando um problema nem sempre consegue encontrar uma oportunidade para buscar apoio. Logo, o mês de prevenção ao suicídio é muito importante justamente para trabalhar esses dois lados da moeda. 

É necessário que as pessoas compreendam que o suicídio não é um ato de covardia, como alguns ainda acreditam. Temos que mostrar para quem precisa de ajuda quais são os caminhos para conseguir esse apoio e superar os problemas, evitando o ato de desespero.  

Samuel Kesley Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário