terça-feira, 18 de março de 2025

18/03/2025-SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROMOVE PALESTRA SOBRE COMBATE AS ARB0VIROSES E BULLYING, ISSO NÃO É BRINCADEIRA

Os temas foram debatidos na Escola Castro Alves e envolveu a equipa técnica da gestão da escola e todos os professores da unidade de ensino

A Secretaria Municipal de Saúde de São Pedro da Água Branca promoveu, nesta terça-feira (18/03), a partir das 8h30min, uma palestra sobre o combate às arboviroses e outra sobre o combate ao Bullying nas escolas. A iniciativa é voltada para estudantes da rede de ensino municipal e do estado.

O trabalho foi coordenado por professor, Gilvan Alves, coordenador do Programa Saúde na Escola e, pela coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Iisiane Viana Gomes. 

As Arboviroses 

A temática sobre as arboviroses foi abordada através de uma peça teatral e envolveu toda a equipe da Vigilância Epidemiológica. 

Arboviroses são doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos. As  mais comuns em ambientes urbanos são: Dengue, Chikungunya e Zika, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Bullying, não é brincadeira

A palestra sobre o bullying foi mediada pelo coordenador do Programa Saúde na Escola, Professor Gilvan Alves.

A prática do bullying consiste em um conjunto de violências que podem ser verbais, físicas e/ou psicológicas, as agressões humilham, intimidam e traumatizam a vítima. Os danos causados pelo bullying podem ser profundos, levando a depressão, distúrbios comportamentais e, em alguns casos, o suicídio.

O objetivo da ação foi de informar os estudantes sobre essa forma de violência que tem grande recorrência no ambiente escolar. Os alunos participaram da dinâmica que explicou de forma leve e didática o assunto.

Pratica Bullying quem:

-Insulta, coloca apelidos desrespeitosos;

-Faz comentários intolerantes ou desrespeitosos sobre qualquer diferença no outro;

-Espalha fofocas, fotos, vídeos e boatos maldosos;

-Destrói ou estraga materiais escolares;

-Exclui ou isola propositadamente alguém;

-Agride fisicamente ou ameaça.

-A orientação é respeitar as diferenças. Somos todos diferentes, mas com direitos iguais.


Por profº. Gilvan Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário