Unidade Professor Edivan Alves Pereira é a primeira com berçário do município e marca avanço do programa estadual "Creches Por Todo o Pará"
Em uma sexta-feira (22) que ficará marcada na história da educação infantil de Marabá, o Governo do Pará entregou à população a 11ª creche do programa “Creches Por Todo o Pará”, representando um investimento de R$ 4,2 milhões e a garantia de 200 novas vagas para crianças de 0 a 5 anos. A unidade Professor Edivan Alves Pereira não apenas amplia o acesso à educação de qualidade na primeira infância, mas também se destaca como a primeira creche com berçário do município, consolidando um marco histórico para as famílias da região sudeste do Estado.
A entrega da nova unidade educacional simboliza muito mais do que números e estatísticas. Para centenas de famílias marabaenses, representa a oportunidade de conciliar trabalho e cuidado com os filhos, oferecendo um ambiente seguro, moderno e pedagogicamente estruturado para o desenvolvimento integral das crianças. Com nove salas de aula, berçário, lactário, sala de amamentação, parquinho, sala multiuso, jardim, espaço de convivência, cinco banheiros e área externa ampla, a creche foi planejada para proporcionar bem-estar, conforto e segurança às crianças, garantindo espaços adequados ao processo de aprendizagem.
Durante a cerimônia de entrega, o governador Helder Barbalho enfatizou a importância estratégica do investimento na primeira infância, destacando que cada real aplicado nesta etapa educacional representa mais oportunidades de desenvolvimento, inclusão e igualdade social. “Hoje nós estamos muito felizes de poder chegar com o programa Creche, por todo o Pará, à cidade de Marabá. Esta cidade tão importante do nosso estado e que com esta Creche ganha 200 novas vagas para crianças de 0 a 5 anos”, declarou o governador em entrevista exclusiva.
O chefe do Executivo estadual ressaltou ainda que a iniciativa vai além do aspecto educacional, impactando diretamente na estrutura familiar e na economia local. “Lembrando que um equipamento como este, além da criança em si poder ter educação, mas significa também para a mãe, para o pai, deixar o filho no local seguro, poder deixar o filho sob os cuidados pedagógicos e, claro, poderem buscar a renda familiar com tranquilidade”, explicou Helder Barbalho, evidenciando a visão integrada do programa governamental.
A fala do governador reflete uma compreensão ampla dos desafios enfrentados pelas famílias paraenses, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade social. Ao garantir um espaço seguro e educativo para as crianças, o programa permite que os pais, principalmente as mães, possam ingressar ou permanecer no mercado de trabalho, contribuindo para a geração de renda e o desenvolvimento econômico regional.
Dorivan do Baratão, que é irmão do professor Edivan Alves Pereira e, que estava na cerimonia com os pais e os demais membros da família, disse que todos estão lisonjeados com a homenagem.
"Edivan foi uma pessoa que dedicou a sua vida para educar as pessoas. Ele sempre acreditou que a educação transforma vidas", disse Dorivan do Baratão.
![]() |
![]() |
Familiares do professor Edivan |
Nenhum comentário:
Postar um comentário