![]() |
Paciente recebendo alta, ferimento 100% cicatrizado |
A Prefeitura de São Pedro da Água Branca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem realizando um grande trabalho através do projeto "Curativo a domicílio", onde uma equipe com uma médica, uma enfermeira e uma técnica de enfermagem assistem com curativos a domicilio, pacientes acamados com feridas crônicos e em pós-operatório da Rede SUS que necessitam de curativos diários. Este é um projeto inovador que traz ampliação do serviço oferecido pela Rede SUS, onde os pacientes assistidos ganham em qualidade de vida.
O objetivo desse projeto é fornecer uma assistência ampla ao paciente do SUS fazendo com que este tenha um tratamento dos seus curativos crônicos ou do pós-operatório bem assistido, diminuindo dessa forma os riscos de infecção, evitando que muitos pacientes retornem a emergência do hospital com agravamento de sua condição.
A equipe avalia a ferida, considerando sua localização, tamanho, profundidade, sinais de infecção e fatores que possam estar dificultando a cicatrização. Com base nessa avaliação, elabora um plano de cuidados individualizado.
A enfermeira da Unidade Básica de Saúde Maria Neusa Rodrigues, Ivanilde Lima Santos e a técnica de enfermagem Aldeídes Marques Pereira são os responsáveis pela coordenação do projeto e a realização dos curativos, e para isso, utilizam técnicas e materiais adequados para cada tipo de ferida. Durante a abordagem do paciente os profissionais fornecem orientações sobre higiene, curativos, alimentação, hidratação e outros cuidados necessários para otimizar a cicatrização e prevenir recidivas.
Durante as visitas para a realização dos curativos a equipe monitora a evolução da ferida, ajustando o plano de cuidados conforme necessário, e buscando soluções para feridas de difícil cicatrização.
Por profº Gilvan Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário