quarta-feira, 19 de outubro de 2016

SEMED DE SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA PROMOVE CURSO DE FORMAÇÃO PARA GESTORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

A gestão escolar constitui uma dimensão importantíssima da educação, uma vez que, por meio dela, observa-se a escola e os problemas educacionais globalmente, e se busca abranger, pela visão estratégica e de conjunto, bem como pelas ações interligadas, tal como uma rede, os problemas que, de fato, funcionam de modo interdependente. Cabe ressaltar que a gestão escolar é uma dimensão, um enfoque de atuação, um meio e não um fim em si mesmo, uma vez que o objetivo final da gestão é a aprendizagem efetiva e significativa dos alunos, de modo que, no cotidiano que vivenciam na escola, desenvolvam as competências que a sociedade demanda, dentre as quais se evidenciam: pensar criativamente; analisar informações e proposições diversas, de forma contextualizada; expressar idéias com clareza, tanto oralmente, como por escrito; empregar a aritmética e a estatística para resolver problemas; ser capaz de tomar decisões fundamentadas e resolver conflitos, dentre muitas outras competências necessárias para a prática de cidadania responsável. Portanto, o processo de gestão escolar deve estar voltado para garantir que os alunos aprendam sobre o seu mundo e sobre si mesmos em relação a esse mundo, adquiram conhecimentos úteis e aprendam a trabalhar com informações de complexidades gradativas e contraditórias da realidade social, econômica, política e científica, como condição para o exercício da cidadania responsável.

É com essa visão que a Secretaria Municipal de Educação do município de São Pedro da Água Branca , promoveu na manhã desta terça-feira(18), no auditório da SEMED, um Curso de Formação de Gestores focado na reestruturação e construção do Projeto Político Pedagógico(PPP). O Curso de Formação de Gestores foi conduzido por uma Equipe de Formadores da Consultoria Sousa Ferreira(Consesf), Rute Pereira, Eny Martins e Karla Janys.

O trabalho do gestor é transformar a realidade tendo em vista a melhoria da aprendizagem e, para isso, ele precisa saber conduzir bem os processos e mobilizar as pessoas". Importante também é ter foco para não haver o risco de querer tratar de tudo ao mesmo tempo e o conhecimento construído nos encontros ficar disperso e sem aplicação. Um bom gestor antes de qualquer coisa deve primeiramente, planejar, pois, é tarefa de um líder propor atividades instigantes, provocadoras e, ao mesmo tempo, viáveis, para transmitir confiança e imprimir uma perspectiva de sucesso. É preciso manter a persistência para despertar o interesse e a vontade de todos O planejamento nesse caso é indispensável, pois é a partir da reflexão do sujeito quanto à necessidade de mudança que se faz necessária essa prática para ter consciência de buscar formas e soluções aos problemas da escola. Nossa Equipe da Secretária de Educação apóia todas as iniciativas que venham somar conhecimento aos nossos Gestores Escolares, acreditamos no potencial de todos e sabemos o quanto cada um pode contribuir para melhorar ainda mais a qualidade do ensino e aprendizagem na rede municipal, disse Ivan Torres, Secretário de Educação do Município.
 Por profº. Gilvan

Nenhum comentário:

Postar um comentário