domingo, 11 de dezembro de 2016

Datafolha: 51% reprovam Temer, e 63% querem sua renúncia

Popularidade do presidente despencou. Pesquisa foi feita antes do vazamento da delação da Odebrecht
 Michel Temer discursa durante jantar com senadores da base aliada no Palácio da Alvorada

Pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (11) mostra que a popularidade do presidente Michel Temer (PMDB) sofreu forte queda desde julho. De acordo com a pesquisa, 51% dos brasileiros consideram a gestão do peemedebista ruim ou péssima, ante 31%, em julho.
A pesquisa foi feita entre 7 e 8 de dezembro, antes dadivulgação da delação do ex-diretor da Odebrecht, Claudio Melo Filho, que atingiu em cheio Temer e a cúpula do PMDB. Ainda segundo o levantamento, 34% consideram o governo do presidente regular. No levantamento anterior, durante a interinidade do peemedebista, eram 42%.

Datafolha: 51% reprovam Temer, e 63% querem sua renúncia

O Datafolha aponta ainda que 63% são favoráveis à renúncia de Temer (PMDB) ainda neste ano para que haja eleição direta. Outros 27% dos entrevistados se disseram contra a saída do presidente para esse fim, 6% se declararam indiferentes e 3% não souberam responder. Vale destacar que, para que haja eleição direta, seria necessário que Temer deixasse o cargo até 31 de dezembro.
Ainda segundo a pesquisa, 40% da população acham que a gestão Temer é pior do que a anterior. Para 34%, é igual, e 21% a consideram melhor. O índice de ótimo/bom de Temer caiu de 14% em julho aos atuais 10%. Não souberam avaliar o governo 5% dos entrevistados.
Segundo o Datafolha, 65% da população consideram o presidente falso. Já 63% o consideram muito inteligente, e 75%, defensor dos mais ricos. Metade dos brasileiros veem Temer como autoritário e 58%, desonesto. De zero a dez, a nota média dada ao desempenho do governo Michel Temer é 3,6.
O Datafolha ouviu 2.828 pessoas com 16 anos ou mais. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Economia

A pesquisa perguntou ainda aos entrevistados sobre a economia. Para 66%, a inflação vai aumentar; 19% apostam que ficará como está e 11% preveem queda. Ainda 67% acham que haverá crescimento do desemprego. Outros 16% disseram que diminuirá e 14% acham que fica estável.
No futuro próximo, 41% acham que a economia se deteriorará, 27%, que não se alterará e 28% apostam em melhora. 
Por profº. Gilvan


Nenhum comentário:

Postar um comentário