sábado, 21 de outubro de 2017

Outubro Rosa: Coordenadora da Atenção Básica de São Pedro da Água Branca promove palestra sobre o câncer de mama 1°igreja Batista


O culto com o tema Outubro Rosa foi uma iniciativa da 1°igreja Batista que convidou a Enfermeira Dulcinéa para proferir a palestra
A Enfermeira Dulcinéa Cardoso Borges, Coordenadora da Atenção Básica do município, explicou que o câncer é o crescimento de forma desordenada de uma célula doente do corpo. Ela revelou que o câncer de mama é o segundo tipo mais comum de câncer e que ele afeta prioritariamente as mulheres. "A cada 24 segundos uma mulher no mundo recebe o diagnóstico de câncer de mama e milhares morrem todos os anos”.

Prevenção e sintomas do câncer de mama

Como realizar a prevenção do câncer de mama?

O câncer de mama na verdade ainda não pode ser prevenido, mas sim diagnosticado o mais cedo possível. Para isto recomenda-se que as mulheres conheçam seu corpo desde que apresentem o crescimento das mamas na adolescência. O auto-exame das mamas, hoje em dia, deve ser chamado de auto-cuidado, e pode ser feito pelo menos uma vez ao mês, preferencialmente no mesmo dia do mês para que as mulheres se familiarizem com suas mamas.
Após os 40 anos, a mamografia começa a ser um exame importante para a detecção da doença e recomenda-se que seja feito pelo menos uma vez por ano a partir daí. Todas as mulheres deveriam procurar um mastologista para acompanhamento e exame anual durante sua vida, mas principalmente a partir dos 40 anos.
Sintomas do câncer de mama
Geralmente o câncer de mama não apresenta sintomas no início. A partir do momento que começa a ser palpável, pode estar associado a um caroço na mama. Também pode ser representado por áreas de abaulamentos ou retrações de pele. Manchas ou alterações na pele da mama. Ainda pode estar ligado com saída de líquido do bico da mama, geralmente no caso do câncer estes líquidos são sanguinolentos ou semelhantes à cor da água de geladeira ao descongelarmos o congelador.
Ao contrário dos que muito pensam, a dor mamária é um sintoma muito comum das mulheres, mas raramente esta associada ao câncer de mama. A dor das mamas geralmente possui causas ligadas a alterações hormonais ou emocional.

Fonte: SEMUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário