segunda-feira, 30 de outubro de 2017

São Pedro da Água Branca: PSE 2017

Programa Saúde na Escola (PSE) promove saúde preventiva nas escolas públicas da rede municipal de São Pedro da Água Branca

O Programa Saúde na Escola(PSE) vem funcionando no município graças a uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação

A Prefeitura Municipal de São Pedro da Água Branca, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou no mês de agosto do ano em curso, as ações do Programa Saúde na Escola (PSE). As atividades estão sendo desenvolvidas em todas as escolas públicas do município, visando à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida aos estudantes.

Todas as ações do PSE contam com a parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Educação.

Um dos objetivos da proposta é aproximar equipes de atenção básica e as equipes das escolas, fazendo parte do cotidiano escolar, em busca do fortalecimento da rede de atenção à saúde do estudante através do Programa Saúde na Escola.

Programa Saúde na Escola (PSE)

O Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007 pelo Governo Federal em parcerias com os municípios.  As políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública de São Pedro da Água Branca se unem para promover saúde e educação integral.

A articulação entre Escola e Rede Básica de Saúde é à base do Programa Saúde na Escola. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras. Sua sustentabilidade e qualidade dependem fundamentalmente do bom relacionamento e empenho dos profissionais ligados à saúde e educação.

Promoção à saúde

Atualizar a situação vacinal dos estudantes é uma das metas obrigatórias do programa. A rede pública do País conta, atualmente, com a distribuição gratuita de 19 vacinas para proteger contra mais de 20 doenças. Duas das mais recomendadas para o público serão prioridade no programa: HPV e meningite.

Os profissionais de saúde também vão promover nas escolas, palestras de orientações de combate ao mosquito Aedes aegypti , atividades de promoção à saúde bucal, prevenção das violências e dos acidentes; identificação de sinais de doenças em eliminação, como hanseníase, tuberculose, tracoma e esquistossomose; prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; prevenção de doenças sexualmente transmissíveis - DST/Aids.

Escolas visitadas neste mês de Outubro

Escola Castro Alves, dia 24/10
Palestra sobre o Tema Dengue e Vacinação.
Escola São Geraldo , dia 24/10
Palestra com a dentista sobre a prevenção de cárie dentária e aplicação de flúor,
Entrega de Repelentes,
Entrega de hipoclorito,
Realização do acompanhamento do Bolsa Família.
Escola São Pedro, dia 30/10
Palestra sobre o combate ao mosquito da Dengue e vacinação,
Dinâmica com os alunos em busca de focos do mosquito da dengue.
Fonte: SEMUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário