Os participantes do evento tiveram acesso aos testes rápidos de HIV, Hepatite, sifilis e aferição da pressão e medição da glicemia no sangue.
A equipe do Posto de Saúde do Povoado de Primeiro Cocal em parceria com a Empresa Vale, promoveu no dia 28, na Vila São Raimundo, uma ação alusiva à campanha “Novembro Azul”, movimento internacional que visa alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Professor, Gilvan Alves, enfermeiro obstetra e coordenador municipal do Programa Saúde na Escola (PSE) foi o responsável por ministrar uma palestra sobre o câncer de próstata. " O câncer de próstata é uma doença crônica e silenciosa, e é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens e o que mais mata no país", disse Gilvan Alves.
Foi pontuada a alteração do tamanho da próstata, vista como normal, devido a alguns tipos de atividades, mas também a atenção que os homens devem ter aos sinais que o corpo dá relacionados à anatomofisiopatologia ao câncer de próstata, como: idade avançada, histórico familiar e obesidade.
Alguns sintomas servem como alertas para o desenvolvimento do câncer, entre eles podemos destacar a dor ao urinar, presença de sangue na urina, inúmeras vezes ao banheiro, náusea, vômito e perda de peso. Além de enfatizar a importância da realização de exames de PSA (Antígeno Prostático Específico) e o toque prostático em homens acima de 45 anos, ou até mais cedo dependendo da situação.
A próstata é uma glândula que só o homem possui, localizada na parte baixa do abdômen. É um órgão pequeno, tem forma de maçã e está situado logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A detecção precoce do câncer é uma estratégia utilizada para encontrar um tumor numa fase inicial e, assim, possibilitar maiores chances de tratamento bem sucedido.
Por prof°. Gilvan Alves







Nenhum comentário:
Postar um comentário