quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Pavimentação da Estrada da Carne de Sol até o Rio Bate-papo, um sonho realizado

São Pedro da Água Branca surgiu em meados dos anos 1970 com a chegada de migrantes de Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia. Instalados nas proximidades do Córrego Água Branca, eles deram início à exploração dos recursos da floresta amazônica com incentivos federais e estaduais. O crescimento local teve impulso na década de 1980 com a construção da Estrada de Ferro Carajás. Na atualidade, o município apresenta grandes áreas reflorestadas com eucalipto. São Pedro da Água Branca se emancipou de Imperatriz em 1994.


Sua localização estratégica entre 4 grandes municípios, Marabá-PA, Rondon do Pará, Açailândia-MA e Imperatriz-Ma, faz com que São Pedro da Água Branca seja uma rota obrigatória para os habitantes destas cidades, que se deslocam diariamente através da estrada da Carne de Sol para resolver problemas pessoais de cunho financeiro e as vezes até de tratamento de saúde. Além destes 4 centros urbanos de referência, já citados, existem outros municípios menores mais próximos de São Pedro, que também usam a mesma estrada como rota de acesso aos estados do Maranhão, Tocantins e Pará, como por exemplo, os municípios de Bom Jesus do Tocantins - PA, Abel Figueiredo - PA, Vila Nova dos Martírios e Cidelândia.

Estrada da Carne de Sol e o Rio Bate-papo

Desde a fundação do município de São Pedro, a população local tem sonhado com a construção de uma ponte ou um bueiro que favorecesse a passagem sobre o Rio Bate-Papo de maneira segura, principalmente no período chuvoso. Vários acidentes envolvendo veículos já aconteceram neste local, não podemos deixar de citar, aqui, os transtornos causados as pessoas quando a ponte do Rio Bate -Papo era interditada, por oferecer riscos a caminhoneiros e tantos outros condutores que utilizavam a estrada da Carne de Sol para chegar a seu destino.

A pavimentação da Estrada da Carne de Sol é um sonho cultivado pelos moradores de São Pedro da Água Branca  desde de sua emancipação politica, sendo objeto de promessas que ajudou a eleger muitos políticos da localidade e representantes da esfera Estadual.

A emancipação política, o Rio Bate-Papo e a Estrada da Carne de Sol

A emancipação política de São Pedro da Água Branca aumentou as esperanças dos Sãopedrenses de um dia ver uma ponte segura sobre o Rio Bate-Papo e uma pavimentação asfáltica de São Pedro da Água Branca até esta localidade que historicamente serve de divisa entre o Estado do Maranhão e o Pará. Porém, as expectativas se transformaram várias vezes em frustrações à medida que os gestores assumiam o executivo e terminavam o mandato e tudo se perdia em promessas. O primeiro prefeito, Gerson, tomou posse em 1º de Janeiro de 1997(governou 2 anos). O próximo prefeito foi Nerias Teixeira(governou 6 anos), em seguida foi eleito Ildézio Gonçalves, conhecido como Juca(governou 4 anos), depois veio Vanderlúcio Simão Ribeiro(governou 8 anos). Atualmente o município tem como prefeito Gilsimar Ferreira Pereira, conhecido por Pelezinho. Há menos de 40 dias a frente da Prefeitura, Pelezinho iniciou e concluiu a construção de um bueiro que resolveu de vez os problemas causados pelo Rio Bate-Papo. Agora no mês de outubro o Governador Flávio Dino está pavimentando o trecho da Estrada da Carne de Sol que fica dentro do Estado do Maranhão, segundo o Governador, estaria fazendo isso para atender um pedido persistente do Prefeito de São Pedro da Água Branca, conhecido por Pelezinho.

Promessa é dívida

Gilsimar Ferreira Pereira, o Pelezinho, ao assumir a prefeitura de São Pedro iniciou juntamente com o Secretário de Obras, Francimar Vieira do Vale, os trabalhos de construção de um Bueiro no local do Rio Bate-Papo. “A construção deste Bueiro visa atender ao cumprimento de uma promessa de campanha, que fizemos durante o período eleitoral de 2016”, disse Pelezinho.

O prefeito disse também durante a campanha eleitoral, que assim que assumisse a prefeitura iria se articular junto ao governador Flávio Dino para que este pavimentasse o trecho da Estrada da Carne de Sol, que fica dentro do Estado do Maranhão, em menos de um ano de mandato ele está cumprindo mais uma promessa feita a população de São Pedro.
Imagens: Willian Costa
Reportagem: Gilvan Alves Pereira



Nenhum comentário:

Postar um comentário