terça-feira, 14 de novembro de 2017

São Pedro da Água Branca recebe visita da Equipe do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ)

A Prefeitura Municipal de São Pedro da Água Branca, através da Secretaria Municipal de Saúde, quer melhorar cada vez mais o padrão de qualidade do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Para isso, os profissionais que fazem parte da equipe de saúde (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde), que cuidam da saúde dos Sãopedrenses, estão sendo acompanhados e avaliados constantemente.
Na manhã desta terça-feira(14), uma equipe do Governo Federal que compõem o PMAQ esteve presente no município para avaliar a qualidade dos serviços oferecidos nas 3 Unidades Básicas de Saúde. Além do potencial dos profissionais de saúde, foram analisados, também, a infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde, os equipamentos, a disponibilização de medicamentos e a satisfação do cidadão. As equipes que oferecem melhorias na qualidade do atendimento recebem mais recursos do governo federal. Ou seja, quanto melhor for o desempenho, mais incentivos financeiros serão repassados.
Os incentivos financeiros e as avaliações ocorrem por meio do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), criado em 2011. Ao todo foram entrevistados os enfermeiros, a Médica do “Programa Mais Médicos”, os técnicos de enfermagem e membros da comunidade.
O que é o PMAQ?
O PMAQ é um programa de avaliação continua da Atenção Básica e tem como objetivo incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos do território. Para isso, propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde. O programa eleva o repasse de recursos do incentivo federal para os municípios participantes que atingirem melhora no padrão de qualidade no atendimento.
O PMAQ já está no seu 3º ciclo e no Maranhão cerca de 95% dos municípios já aderiram ao programa.
A autoavaliação no âmbito do PMAQ é percebida como o ponto de partida da melhoria da qualidade dos serviços, pois entendemos que processos autoavaliativos comprometidos com a melhoria contínua da qualidade poderão potencializar outras estratégias da fase de desenvolvimento do PMAQ”, disse Samuel Carvalho Tomaz, Supervisor do PMAQ no Maranhão.
Os processos autoavaliativos na atenção básica devem ser contínuos e permanentes, constituindo-se como uma cultura internalizada de monitoramento e avaliação pela gestão, coordenação e equipes/profissionais. No entanto, destaca-se que, entre uma autoavaliação e outra, deve haver intervalo de tempo suficiente para a execução de parte do plano de intervenção, permitindo que nos próximos momentos autoavaliativos sejam identificadas melhorias na qualidade dos serviços”. conclui Samuel Carvalho Tomaz.
Reforma das Unidades Básicas de Saúde
A Prefeitura Municipal de São Pedro da Água Branca, concluiu nesta segunda-feira(13) uma grande realização, a reforma total das 3 Unidades Básicas de Saúde de São Pedro da Água Branca, Posto de Saúde Maria Diva, Posto de Saúde do Povoado de Primeiro Cocal e Posto de Saúde Maria Neusa( antigo Vanderlândia).
O posto de saúde tem grande importância para a comunidade local, pois é onde a população recebe atendimento médico, faz o pré - natal, Imunização, recebe o apoio de enfermeiros, e tem acesso ao programa ESF”, disse o Secretário Municipal de Saúde Gilvan Alves.
O Prefeito Municipal Pelezinho(PSB) disse que está muito feliz por mais esta realização, pois tem como um dos seus principais objetivos a melhoria e ampliação da saúde de forma que atenda a toda a população do município. Ainda segundo o Prefeito a atual administração está elevando a qualidade da saúde municipal, exemplo disto é a participação do município nos mutirões de consultas, mastologia, biópsias, tireoide, próstata, cirurgias vasculares, neurologia, catarata e glaucoma. Além das reformas dos Postos de Saúde, o município vem fazendo de forma regular o trabalho de combate ao câncer do colo do útero realizando toda semana os serviços de preventivos nos postos de saúde.
FONTE: SEMUS

FONTE: SEMUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário