domingo, 8 de abril de 2018

Prefeito de São Pedro da Água Branca e de Cidelândia investem na capacitação dos servidores que trabalham na coordenação e alimentação dos programas da saúde

A capacitação é de dois dias, 7 e 8, e objetiva melhorar a cooptação de recursos para a pasta da saúde

Com a implementação do Sistema Único de Saúde no Brasil e a descentralização dos serviços, notam-se avanços na ampliação e na qualificação de ações em saúde, nos seus diferentes níveis de complexidade. Estes avanços foram possíveis graças a um conjunto de estratégias e normatizações que possibilitaram à gestão do sistema de saúde desenvolver um novo papel relacionado à organização e à prestação de serviços.

Este novo papel da gestão do sistema de saúde visa estimular a avaliação e a qualidade dos sistemas e dos serviços com a finalidade de garantir a informação e o alinhamento de conceitos que contribuam com as atividades de planejamento, acompanhamento, regulação, controle e avaliação do serviço de saúde prestado.

Nesta perspectiva o Secretario Municipal de Saúde de São Pedro da Água Branca, Gilvan Alves Pereira, e a Secretaria Municipal de Saúde de Cidelândia, Maria do Socorro Costa, formaram parceria e contrataram uma equipe de técnicos com o objetivo de capacitar as equipes que trabalham nestes dois municípios no gerenciamento do sistema de informações e coordenação dos programas, dos quais os mais importantes são o preenchimento dos Laudos de AIHs e a produção ambulatorial das unidades de saúde. O foco principal da capacitação que está sendo realizada nos dias 07 e 08 do mês de abril é melhorar a contabilidade financeira do pagamento da produção / e ou nos processos de execução das ações, portanto, também sobre prestadores de serviços envolvendo cadastro, habilitação, autorização, controle do acesso, supervisão, etc.

Com a capacitação dos nossos técnicos que está sendo feita no município de Cidelândia esperamos ampliar a curto prazo a entrada de aplicação dos recursos destinados á saúde, com focos nos recursos próprios da cada esfera de gestão e nos recursos financeiros transferidos ao município pela União e pelo governo do Estado do Maranhão âmbito do SUS”, disse Gilvan Alves Pereira, secretário Municipal de Saúde de São Pedro da Água Branca.

O que a capacitação pode melhorar na Secretaria Municipal de Saúde?

• Acompanhamento dos sistemas de faturamento do município. 
• Fechamento do faturamento do município. 
• Processamento dos dados e envio do faturamento do município 
• Recebimento do faturamento dos conveniados. 
• Processamento e envio dos faturamentos provenientes do SIA/SUS e SIH/SUS dos conveniados. 
• Apuração dos dados enviados pelo Ministério da Saúde referentes aos valores apurados no faturamento público e conveniado. 
• Verificar a adequação, a resolubilidade e a qualidade dos procedimentos e serviços de saúde disponibilizados à população 
• Confecção do relatório de pagamento e envio para conferência e pagamento pelo gestor do FMS. 
• Avaliação de laudos para emissão de AIH 
• Emissão de AIHs. 
• Avaliação de parte de prontuários médicos dos pacientes internados no conveniado. 
• Avaliação do movimento das internações.. 
• Avaliações múltiplas a partir de relatórios de faturamento enviados pelos conveniados atendendo às necessidades de quantificação de ações. 

• Instruir processos de ressarcimento ao Fundo Nacional de Saúde de valores apurados nas ações de auditoria.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de São Pedro da Água Branca e Secretaria Municipal de Saúde de Cidelândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário