sábado, 12 de maio de 2018

“Dia D” da campanha de vacinação contra a gripe em São Pedro da Água Branca






Campanha contra a Gripe atingiu 42% da meta
Neste sábado, 12 de maio, foi o Dia D da 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, o vírus da gripe. Todas as Unidades Básicas de Saúde de São Pedro da Água Branca ficaram abertas de 8:00 da manhã as 17:00 horas.

Neste primeiro momento o público-alvo da campanha foram pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de 5 anos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, trabalhadores de saúde e pessoas com doenças crônicas. A partir desta segunda-feira(14) os postos de saúde seguirão fazendo a imunização do público prioritário, incluindo neste segundo momento, os professores da rede pública e particular, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, detentos e os funcionários do sistema prisional.

A meta da Secretaria Municipal de Saúde é que 90% do público-alvo receba a dose trivalente, que protege contra três tipos de Influenza: H3N2, H1N1 e B. A campanha nacional começou no dia 23 de abril e vai até 1º de junho.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Gilvan Alves, o município recebeu vacinas suficientes para atender aos grupos de risco. A procura foi pequena e o movimento nos pontos de atendimento ficou abaixo da expectativa. “Esperamos que as pessoas que não compareceram na Praça São Pedro e nas 3 Unidade de Saúde neste sábado para se vacinar durante a campanha do dia D contra a gripe, aproveitem o decorrer da semana e se apresentem nas unidades de saúde para buscar a imunização”, disse o secretário. Em São Pedro da Água Branca, todos que fazem parte do público alvo devem ser imunizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), 2.433 pessoas, sendo  que os últimos dados divulgados apontam para 1.033 pessoas imunizadas, cerca de 42% do público alvo. Além da gripe,  quem procurar as Unidades de Saúde pode atualizar o cartão com  outras vacinas.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina gratuita é trivalente. Ou seja, protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, conforme determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS), incluindo o H1N1 e o H3N2. Na rede privada, também está à disposição a versão quadrivalente.

Imunização dos Educadores na Escola

Nesta segunda-feira(14), a Coordenadora da Atenção Básica, enfermeira Dulcinéia Borges, que está a frente da campanha de imunização, apresentará um cronograma no qual consta os dias que a equipe de saúde estará visitando cada escola do município para disponibilizar no local, aos educadores, a dose de vacina contra a gripe.  

Prevenção

Cuidados simples ajudam na prevenção contra a Gripe:

- Lave as mãos com água e sabão e use álcool gel 70% regularmente, especialmente depois de tocar o nariz e a boca ou superfícies que possam estar contaminadas.
- Proteja o nariz e a boca. Cubra-os enquanto espirra ou tosse e use lenços descartáveis.
- Evite tocar a boca e o nariz.
- Melhore a circulação de ar abrindo as janelas.
- Evite ficar por muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas.
- Mantenha hábitos saudáveis: coma e durma bem, além de fazer exercícios físicos regulares.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário