sábado, 5 de janeiro de 2019

2º MUTIRÃO DE AVALIAÇÃO PARA O DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER DE PRÓSTATA E O 1º A SER REALIZADO EM 2019


A Secretaria Municipal de Saúde de São Pedro da Água Branca promoverá no Hospital Municipal, no dia 10 de janeiro, uma quinta-feira, o 1º mutirão de atendimento e diagnóstico precoce do câncer de próstata de 2019

  “Infelizmente, homens ainda deixam muito a desejar quando o assunto é cuidar da saúde. As razões para isso são inúmeras, mas algumas das mais conhecidas são o medo de demonstrar fragilidade, os sentimentos de superioridade, independência e dominância e a supressão das emoções”, afirmou o enfermeiro e Secretário Municipal de Saúde de São Pedro da Água Branca, Gilvan Alves.

No Brasil, o câncer de próstata é a segunda causa de óbitos por câncer em homens, sendo superado apenas pelo câncer do pulmão. Em 2003, a ocorrência foi de 32.240 casos novos e 8.230 mortes por este câncer. Atinge uma grande quantidade de indivíduos e muitas vezes não há nenhum sintoma. Entre 60-70 anos a incidência é de 24%, ou seja, a cada 100 homens há 24 com câncer de próstata nesta faixa etária. Esta incidência atinge 50% dos homens aos 80 anos.

Ao fazer o diagnóstico, o médico procura identificar a próstata, que fica logo à frente do intestino reto. Ele avalia o tamanho do órgão, seus limites e características anatômicas habituais. A próstata normal tem consistência macia (como a da ponta do nariz), limites precisos e um sulco na região mediana, que a divide em dois lobos laterais (direito e esquerdo). O tamanho é equivalente ao de uma noz.

Quando há hiperplasia benigna, a próstata cresce, mas preserva sua consistência e seus limites continuam fáceis de identificar. Se existir um tumor, o médico pode sentir uma região (nódulo) com a consistência bastante endurecida (pétrea) e identificá-lo quando ainda é curável (pequeno). “Neste caso, ele indicará a realização de uma biópsia de próstata para confirmação da suspeita. Com tumores grandes, toda a próstata fica endurecida e seus limites ficam difíceis de identificar”, explica Dr Pedro Henrique.

O paciente que desejar realizar o exame de próstata deve procurar o Setor de Triagem e Regulação do Hospital Municipal a partir desta segunda-feira(07) para fazer agendamento.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário