terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Milhares de crianças morrem todos os anos no Brasil afetadas por casos de pneumonia


Em São Pedro da Água Branca os casos de pneumonia vêm sendo tratados no Hospital Municipal pelo Dr. Pedro Lopes e a Dra. Nelyana Silva. Antigamente as crianças eram encaminhadas para o Socorrão de Imperatriz

A pneumonia é uma doença respiratória causada por vírus, bactérias ou fungos. Febre superior a 37,8ºC, dificuldade para respirar, sensação de falta de ar e arrepios são alguns dos primeiros sintomas da pneumonia, uma doença contagiosa que causa inflamação do pulmão e acúmulo de líquido dentro dos alvéolos pulmonares e é a causa da morte de mais de 1,2 milhão de crianças no mundo todos os anos.

Os sintomas de pneumonia podem surgir de forma repentina ou gradual, aparecendo quando o sistema imune está enfraquecido, como acontece após uma gripe ou resfriado que não passa ou que piora ao longo do tempo. A pneumonia pode ser causada por bactérias, vírus, fungos ou parasitas, mas as mais comuns são as pneumonias bacterianas que são tratadas com antibióticos.

Embora existam diferentes tipos de pneumonia, na maior parte dos casos, os sintomas são semelhantes, variando apenas o tratamento indicado pelo médico. No geral os sintomas de pneumonia são: Febre acima de 37,5º C, dificuldade para respirar ou falta de ar, respiração mais rápida que o normal, tosse seca, tosse com catarro esverdeado ou com sangue, dor no peito, dor de cabeça constante, cansaço frequente ou dores musculares, suores noturnos intensos.

Estes sintomas também podem variar um pouco conforme se trate de um adulto, bebê ou idoso. Sendo assim, além dos sintomas indicados, um bebê ou uma criança, que têm mais dificuldade para explicar o que sentem, também podem ter outros sinais como agitação, tremores, vômitos, diminuição do apetite e, nos bebês, choro excessivo.

Já no idoso, é possível que se desenvolvam outros sintomas como confusão e perdas de memória, associado à febre, dificuldade para respirar e tosse.

O diagnóstico da pneumonia normalmente é feito através da avaliação dos sintomas e de um exame de raio-X para verificar o estado de saúde dos pulmões. Além disso, também pode ser solicitados outros exames como um exame de sangue convencional, um exame ao catarro ou uma gasometria arterial, que servem para avaliar alterações no sangue e a identificação do tipo de infecção presente. 

O tratamento para pneumonia pode ser feito com uso de antibióticos, mas manter as vias aéreas desobstruídas e comer alimentos de fácil digestão e que aumentam a imunidade são excelentes formas de se recuperar mais rápido.

As pessoas mais afetadas são as crianças com menos de 5 anos de idade e os idosos com mais de 70 anos, que tem uma saúde mais frágil, ficando doentes com mais facilidade. No entanto, qualquer pessoa pode ficar com pneumonia, especialmente se tiver alguma alteração como dificuldade para engolir, não conseguir eliminar o catarro ou ter o sistema imune enfraquecido porque está em tratamento contra o câncer ou HIV, por exemplo.

Assim que os pais suspeitarem que os filhos apresentam problemas respiratórios, a orientação é levar a criança para ser examinada por um profissional da saúde ,imediatamente, porque o quadro pode ser agravar em questão de horas e, no caso de menores com o sistema imunológico já debilitado, pode levar até mesmo ao óbito. As crianças morrem de pneumonia porque a elas são negados os benefícios da prevenção, diagnóstico acurado e tratamento. Atualmente, cerca de 400 milhões de pessoas estão à margem dos sistemas de saúde, por isso grande parte dos óbitos ocorre porque muitas crianças não chegam nem a se consultar com um profissional”, disse Dr. Pedro Lopes.
Fonte: Blog O Folheto

Nenhum comentário:

Postar um comentário