sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Secretaria Municipal de Saúde de São Pedro da Água Branca retoma a marcação de cirurgias eletivas


A Secretaria Municipal de Saúde de São Pedro da Água Branca informa que o Setor de Triagem e Regulação estar fazendo agendamento de cirurgias eletivas a serem realizadas nos hospitais conveniados com o município.
De acordo com o Ministério da Saúde, procedimento cirúrgico eletivo é todo aquele atendimento prestado ao usuário com possibilidade de agendamento prévio, sem caráter de urgência ou emergência. O Setor de Triagem e Regulação de São Pedro está autorizado a realizar agendamento para doze tipos de cirurgias eletivas sendo: hérnia inguinal, hérnia umbilical, hérnia epigástrica, retirada de pedra na vesícula, ginecológica, proctológica, ortopédica (só joelho), oncológica, pediátrica, mastológica, catarata(na visão), pterígeo(na visão).

Com a criação do Setor de Triagem e Regulação pela a Secretaria Municipal de Saúde do município, o encaminhamento do fruxo de cirurgias ficou mais rápido e menos burocrático para quem entrou na fila de espera. A solicitação da cirurgia é feito pelo paciente ao Setor de Triagem e Regulação, que se encarrega do agendamento em um dos hospitais da rede conveniada com a Secretaria Municipal de Saúde de São Pedro. Ou seja, é por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde de São Pedro que os pacientes conseguem realizar seus exames e cirurgias eletivas na rede do SUS.

Novidade em pequenas cirurgias

O Setor de Triagem e Regulação está realizando agendamento, também, para pequenas cirurgias. A novidade é que todas elas podem ser realizadas no Hospital Municipal de São Pedro da Água Branca. As pequenas cirurgias são: Retirada de pequenas lesões (pintas , verrugas, cistos, lipoma, granulomas de corpo estranho, pequenos tumores malignos); Tratamento de feridas menores (pequenas lesões traumáticas, pequenas queimaduras, pequenas aberturas de pontos de cirurgias anteriores, abscessos ou hematomas menores); Correção de pequenas cicatrizes (pequenas cicatrizes alargadas ou retraídas, quelóides ou cicatrizes hipertróficas menores); Correção de outros defeitos (lóbulo de orelha bífido, unha encravada, fimose pequena).

Mais cirurgias eletivas

A Secretaria Municipal de Saúde de São Pedro já conseguiu com a direção do Hospital Macrorregional de Imperatriz a inclusão do município, em 2019, nas demandas de cirurgias de proctologia e está negociando, também, demandas  de cirurgias vascular, otorrino e próstata.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário