terça-feira, 5 de março de 2019

Média de partos realizados no hospital do município até outubro de 2018 era de 2 a 3 por mês, agora está em torno de 8 a 10

Secretário Municipal de Saúde e Equipe do Hospital Municipal de São Pedro da Água Branca comemoram o aumento de partos realizados no município

A pequena Alice veio ao mundo na manhã desta terça-feira, 5, sob os olhares atentos e cuidadosos de muitos profissionais do Hospital Municipal de São Pedro da Água Branca, dentre eles, o médico plantonista Dr. Pedro Lopes e as enfermeiras Keyla e Arlete que, como muitos servidores do hospital, dedicam-se para tornar o momento do parto especial e único.

Para a mãe, Ana Paula Medeiros da Silva, de 20 anos e de segunda gestação, que trouxe Alice ao mundo por parto normal, acompanhada de sua avó, Maria Edinalva da Conceição Silva, o momento se tornou peculiar com a presença da equipe com duas enfermeiras que juntamente com o médico conduziram o parto com toda segurança necessária.

Meu parto foi maravilhoso, as enfermeiras sempre atentas, carinhosas e pacientes. Eu amei a equipe médica que estava comigo. O ambiente aconchegante em que eu estava inserida também contribuiu bastante para a boa evolução do parto, as enfermeiras me tranquilizavam o tempo todo, recebi muita atenção”, destacou a mamãe.

O percentual é uma conquista tanto para os pacientes, quanto para a equipe de saúde, garante Gilvan Alves. "Quando nós assumimos a Secretaria Municipal de Saúde, começamos a trabalhar para passarmos apoio e segurança a nossa equipe do hospital municipal. Profissionais com mais experiência foram agregados a equipe, dessa forma, a partir de agora só é encaminhado para Imperatriz ou Açailândia as pacientes que se enquadram no quadro de gravidez de alto risco".

Além de ser o desfecho natural da gravidez – desaconselhado apenas em caso de perigo para mãe ou para o bebê –, o parto normal apresenta vantagens como a recuperação mais rápida da mãe, o aleitamento precoce, logo após o nascimento, e o fato de que a passagem do bebê pelo canal do parto ajuda a eliminar parte do líquido que ele traz no pulmão, melhorando a respiração.

FOCO NA HUMANIZAÇÃO DO PARTO

"Nós estamos focados na melhora da qualidade dos serviços de saúde ofertados aos nossos pacientes e em 2019 priorizaremos a humanização do atendimento a nossas gestantes; em nossos quadros temos hoje, Arlete,  uma enfermeira obstetra que passou 15 dias se capacitando na Maternidade Benedito Leite e Maternidade Marli Sarney, ambas de referência no estado e localizadas em São Luís do Maranhão. Otimizamos o recurso médico, que é um recurso mais caro e mais difícil no mercado, e que a gente precisa desse profissional para atender principalmente as nossas complicações", acrescenta Gilvan Alves.

Nos próximos 6 meses o hospital irá se adequar para realizar partos mais humanizados, e novas técnicas serão utilizadas objetivando auxiliar a gestante para que o momento do parto seja uma boa lembrança em sua vida”, Conclui. 

Enfermeira Obstétra Arlete, 15 dias, na Marternedade Benedito Leite e Marli Sarney atualizando as novas técnicas aplicadas na realização do parto normal 



























Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário