terça-feira, 16 de abril de 2019

Prefeitura leva serviço de coleta de material para exames laboratoriais à Zona Rural



Nesta terça-feira(16) a equipe do laboratório esteve prestando atendimento no Assentamento Água Branca 


Desde o dia, 4 de abril, a população da Zona Rural de São Pedro da Água Branca  passou a ser beneficiada com o serviço de coleta itinerante de material para exames laboratoriais. O serviço compreende três povoados, Primeiro Cocal, Assentamento Água Branca e Vila São Raimundo, várias pessoas já foram beneficiadas pelos novos serviços.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Gilvan Alves, a ação é executada pela Secretaria Municipal de Saúde, uma vez por mês  os profissionais do laboratório  comandado por Dr. Miquéias irão visitar cada uma das três comunidades mais povoadas do município, realizando a coleta de material biológico como sangue, fezes e urina dos pacientes. A equipe de profissionais tem a capacidade de atender até 40 pacientes por dia e o material será encaminhado para a devida análise.
Depois da realização dos exames, os resultados serão entregues aos pacientes nas localidades  onde a equipe de saúde presta atendimento. A partir da coleta de urina, fezes e sangue, o laboratório poderá realizar mais de 70 tipos de exames.

Com a implantação do PROGRAMA SAÚDE SEM DISTÂNCIA , a Secretária Municipal de Saúde  passou a oferecer a coleta itinerante aos moradores da zona rural.
 " Nosso objetivo é ampliar as formas de acesso da população aos serviços de saúde, garantindo a qualidade dos exames e a rapidez na emissão dos resultados”, explica Gilvan. 

O novo serviço vai permitir uma redução no tempo do diagnóstico do paciente, já que a população da área rural não vai mais precisar fazer o deslocamento até o Hospital Municipal que fica na sede do município”, esclarece Gilvan.

Para Dr Pedro, que atua no Hospital Municipal, a coleta itinerante também vai possibilitar um melhor acompanhamento da saúde dos pacientes. “O novo serviço vai trazer benefícios principalmente para pacientes hipertensos, diabéticos, além de mulheres grávidas, que precisam fazer o pré-natal e um acompanhamento de saúde mais constante e periódico”, destaca  Dr. Pedro.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário