sábado, 21 de setembro de 2019

Enfermeiros do Município de São Pedro da Água Branca participam de capacitação do manejo do aleitamento materno




Nos dias,18, 19 e 20 de Setembro, o Hospital Universitário Materno Infantil da UFMA (HU-UFMA) por meio do Banco de Leite Humano proporcionou  mais um curso de capacitação de profissionais de saúde para o manejo do aleitamento materno. Este surgiu da necessidade de sensibilizar sobre a importância do aleitamento materno para a redução da mortalidade infantil no estado.

O Prefeito de São Pedro da Água Branca, Pelezinho(PSB), através da Secretaria Municipal de Saúde encaminhou duas profissionais, com todas despesas custeadas pelo município, para participar da capacitação, que durou  cerca de 3 dias, a enfermeira Arlete e a enfermeira Keyla retornam a sua rotina de trabalho com mais conhecimento que contribuirá para melhoria da assistência as mães com recém nascidos.  

O treinamento foi dirigido aos profissionais da saúde: médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, auxiliar de enfermagem, fonoaudiólogo, nutricionista ou agente comunitário de saúde (ACS). Estes devem participar de maneira ativa na gestão de equipes de saúde da família e/ou trabalhar diretamente com gestantes e/ou puérperas, inseridos na atenção básica ou especializada da rede de saúde dos municípios prioritários.

O projeto do ”manejo do aleitamento materno” é desenvolvido com o apoio e a parceria da Fundação Vale, UFMA e da Secretaria Estadual de Saúde.

"Para nós, que exercemos atividades diretamente com o público, esse treinamento contribui muito para que consigamos desenvolver habilidades de gerenciamento das nossas emoções no atendimento às pessoas que, muitas vezes, chegam até nós já com algumas fragilidades emocionais e que precisam ser entendidas. Por isso considero muito importante esse conhecimento para melhor condução das nossas ações no ambiente de trabalho", disse a enfermeira Obstetra Arlete.
Há uma preocupação muito grande em relação a educação e a capacitação de nossos profissionais de saúde, esse investimento que vem sendo feito na qualificação de pessoas pela prefeitura é para um futuro melhor para nossa cidadecontou o prefeito do município, Pelezinho.



Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário