sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

05/01/2024 - Em São Pedro da Água Branca Senhora de 57 anos supera obstáculos e realiza sonho de voltar a estudar

Após se divorciar, Maria Amparo da Silva Sousa voltou para as salas de aula e hoje inspira jovens e adultos contando a própria trajetória educacional

São muitos os motivos que levam uma pessoa a abandonar as salas de aula e deixar de lado um grande sonho. No entanto, é preciso ter em mente que sempre é tempo de aprender e de recomeçar.

Maria do Amparo, de 57 anos, é exemplo de quem precisou interromper os estudos cedo. Ela abandonou a sala de aula antes mesmo de concluir o sexto ano do ensino fundamental, exatamente há 32 anos. 

Eu parei de ir para a escola porque não tive oportunidade de estudar. Viemos de uma família muito simples e tive que abandonar a escola para trabalhar e ajudar na despesa de casa. Antigamente não tinha a facilidade de hoje”, disse Maria do Amparo.

No entanto, a vontade de voltar para a sala de aula falou mais alto e Maria do Amparo criou coragem e decidiu concluir o ensino fundamental e ingressar no ensino médio.

O tempo não para...

Mais de três décadas. Esse foi o tempo que a senhora Maria Amparo da Silva Sousa, teve que esperar para finalizar o ensino fundamental e iniciar o ensino médio para poder concluir a educação básica, sonho que ela carregava desde criança. "Sempre tive muita vontade de estudar e ter um diploma", diz.

A estudante mais experiente do CE Henrique e La Roque terminou com êxito a I ETAPA EJA do ensino médio em 2023 e pretende finalizar seus estudos na educação básica ainda este ano de 2024.

Natural de Bom Jardim, Maranhão, Maria do Amparo atualmente mora em São Pedro da Água Branca, Bairro Monte Sinai. Após se divorciar do marido, há oito anos, ela foi encorajada pelos 5 filhos e demais familiares a encarar o desafio de voltar a estudar.

Por profº. Gilvan Alves

Um comentário:

  1. Parabéns dona Maria!! uma história de sonhos e superação.

    ResponderExcluir