O evento foi aberto pelo secretário municipal de Saúde, Idecley Monteiro, e foi conduzido pelo enfermeiro obstetra e coordenador do programa saúde na escola, prof°. Gilvan Alves. O tema abordado foi “Sexualidade e Higiene Pessoal”. Após as palestras os alunos puderam esclarecer dúvidas, compartilhar percepções e refletir sobre a importância de compreender os temas de forma saudável e responsável.
De acordo com o prof°. Gilvan Alves, a iniciativa buscou oferecer informações de qualidade e reforçar o papel da escola e da saúde na formação integral dos adolescentes, estimulando a autonomia, o respeito e a valorização do cuidado consigo e com o outro.
"Sexualidade é um aspecto central e complexo do ser humano que envolve o modo como expressamos e vivenciamos atração sexual, amor, intimidade, prazer, identidade de gênero e papéis sociais. É uma interação de fatores biológicos, psicológicos, sociais e culturais, que se manifesta ao longo da vida e influencia a saúde física e mental. A sexualidade não se resume ao ato sexual, mas abrange a totalidade da experiência pessoal e pode mudar com o tempo", disse o prof°. Gilvan Alves, coordenador do PSE.
Programa Saúde na Escola
A aproximação entre as escolas e os serviços de saúde tem como intuito fomentar as ações e realizar um trabalho intersetorial, buscando fortalecer as atividades na perspectiva do desenvolvimento integral para o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes.
Desta forma, as ações do PSE proporcionam melhoria na qualidade de vida da população de São Pedro da Água Branca, especialmente para estudantes e suas famílias, tendo em vista que os alunos são multiplicadores das ações com seus pais e responsáveis, levando os conhecimentos adquiridos em sala de aula para as suas residências.
![]() |
Equipe de Imunização |
Por prof°. Gilvan Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário