Nesta
quarta-feira (17), a escola da Rede Estadual, CE Henrique de La Roque,
participou de um importante momento de gestão pedagógica com foco na melhoria
da aprendizagem: trata-se do “Conselho de Classe”, previsto no Calendário
Escolar. A comunidade escolar se reúne para refletir, avaliar e dar
encaminhamentos nas decisões de ações para o desenvolvimento e aprendizagem dos
estudantes.
O Conselho
de Classe, que aconteceu com a participação dos alunos tem três principais
objetivos: analisar o desenvolvimento dos estudantes e as práticas pedagógicas
realizadas durante o bimestre; dialogar sobre potencialidades, fragilidades e
desafios do processo de ensino e de aprendizagem; e propor alternativas de
superação das fragilidades e dos desafios do ensino e da aprendizagem.
O Conselho
de Classe do CE Henrique de La Roque conta com o pré-Conselho, que foi
realizado de 07 a 08 de agosto; o Conselho e o Pós-Conselho.
O
pré-conselho foi uma oportunidade de ouvir os alunos, é um momento
de levantamento de dados do processo de ensino e disponibilização
aos conselheiros (professores) para análise comparativa do desempenho dos
estudantes, das observações, dos encaminhamentos didático-metodológicos
realizados e outros, de forma a dar agilidade ao Conselho de Classe. É um
espaço de diagnóstico.
Na etapa
dos estudantes, são promovidos os diálogos e reuniões entre alunos, equipe
pedagógica, professores e gestores da escola. Na etapa do professor, acontecem
as análises da aprendizagem dos alunos, juntamente com a equipe pedagógica e,
por fim, a equipe gestora faz o levantamento prévio de dados de todo segundo
bimestre.
O pós-conselho, é o momento de colocar em prática as intervenções discutidas no
conselho de classe, como, por exemplo, a recuperação da aprendizagem dos
estudantes.
"A turma em que foi observado maior dificuldade de aprendizagem, será aplicada a estratégia para que o problema seja resolvido", Gestora Maria Luciene.
Por Profº. Gilvan Alves
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