quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

23/02/2023- Professores decidem por greve geral no Maranhão a partir do dia 27


Os trabalhadores em educação da rede estadual aprovaram em assembléia regional, a realização de uma semana de paralisação, iniciando no dia 27 de fevereiro e encerrando dia 03 de março e caso o governo do Estado não atenda a pauta de reivindicação, greve geral a partir do dia 06 de março, por tempo indeterminado. 

Os professores querem pressionar o Governo do Maranhão a pagar reajuste de 14,95%, como dado pelo Ministério da Educação (MEC), ao piso da categoria. Mas a proposta do Estado é de pouco mais de 8%, sob a legação de que os profissionais da área já recebem acima do piso no estado.

A decisão da maioria das Assembleias votou por uma paralisação mais intensa de uma semana, ou seja, de 27 de fevereiro a 03 de março e caso o governo não dê uma resposta plausível e satisfatória para a categoria, não atendendo a pauta do reajuste e outros pontos, greve geral por tempo indeterminado a partir do dia 06 de março”, disse Raimundo Oliveira, presidente do Sinproesemma.

Após o processo da sistematização das assembleias regionais, o Sinproesemma iniciou a organização da agenda de mobilizações que vai contar com manifestações e panfletagem em todo o Estado.

Todo o processo de mobilização da categoria está sendo organizado. O Sinproesemma já oficiou o governador do Estado, a secretária de educação, a presidente da Assembleia Legislativa, o Tribunal de Justiça e o Ministério Público, através da Promotoria de Educação sobre o que foi deliberado pela categoria e assim seguiremos firmes no propósito da valorização da nossa carreira”, pontuou Oliveira.

São Pedro da Água Branca

Os servidores da rede estadual de educação de São Pedro da Água Branca, que trabalham na escola CE Henrique de La Roque irão se reunir no início da próxima semana para discutir o assunto e tomar uma posição coletiva sobre a adesão ou não a greve.

Por profº. Gilvan Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário