quarta-feira, 17 de maio de 2023

17/05/2023 - EM SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA, CMDCA PROMOVE PALESTRAS SOBRE A PREVENÇÃO AO ABUSO E EXPLORA SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

As ações são alusivas ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado dia 18 de maio, e tem o objetivo de incentivar a prevenção e o enfrentamento desse grave problema. 

Pastora Dórica Munique dias Balbino Silva, Membro Conselheira do CMDCA do município.

O Conselho Municipal da Criança e Adolescente-CMDCA, tem realizado no mês de maio, palestras educativas sobre o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A ação vem sendo realizada nas escolas da rede municipal e estadual de São Pedro da Água Branca.

O trabalho educativo e de conscientização do CMDCA, conta, com os apoios da Prefeitura Municipal, Conselho Tutelar, Ministério Público e outras instituições competentes.

Durante o encontro, explicamos que o abuso sexual deixa sequelas físicas, mas também emocionais e requer cuidados, além de saber identificar o perfil de um possível abusador, pois na maioria dos casos é uma pessoa da família ou muito próximo a ela, que se aproxima da criança ou adolescente para ganhar confiança e afeto", explicou a Pastora Dórica Munique dias Balbino Silva, Membro Conselheira do CMDCA do município.

"O dia 18 de Maio é uma data de luta, conscientização, mobilização e engajamento de toda a sociedade civil  contra a violência sexual a crianças e adolescentes no Brasil. Além de lembrarmos de todas as crianças e os adolescentes vítimas de violência sexual, também queremos dar voz a milhares de meninas e meninos que sofrem diariamente violências. Esse mês é para sensibilizar, mobilizar e convocar todos para a defesa dos nossos pequenos. Por isso, em São Pedro da Água Branca, cada vez mais, através do envolvimento da rede de proteção, estamos no caminho certo, construindo políticas públicas dignas e necessárias", concluiu Dórica. 

18 DE MAIO

O dia 18 de maio ressalta uma luta diária da sociedade brasileira: a proteção de nossas crianças e adolescentes contra os crimes de abuso e exploração sexual. A data marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e foi escolhida em alusão ao crime ocorrido na cidade de Vitória, Espírito Santo, em 18 de Maio de 1973, que vitimou a menina Araceli Cabrera Crespo, sequestrada, violentada, estuprada e brutalmente assassinada aos oito anos de idade por jovens de classe média alta daquela cidade e que, ainda hoje, 49 anos depois, continuam impunes. Atualmente, 22 anos depois de instituída pela Lei Federal nº 9.970/2000, a data é usada para lembrar que todos temos a responsabilidade de proteger e cuidar das crianças e adolescentes.

Imagens: Escola do Estado CE Henrique de La Roque 

Imagens:Escola CEM

Por profº. Gilvan Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário