quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Novo Mutirão de OFTALMOLOGIA para diagnóstico e tratamento do GLAUCOMA

Se você perdeu o primeiro MUTIRÃO DO GLAUCOMA que a Prefeitura Municipal de São Pedro da Água Branca realizou no dia 03 de Outubro de 2017, no qual cerca de 200 pessoas foram consultadas pelos especialistas na área, não perca mais uma oportunidade e procure a recepção do Hospital Municipal de São Pedro da Água a partir desta quinta-feira (11), portando cópias dos documentos pessoais: XÉROX DA IDENTIDADE, CARTÃO DO SUS E COMPROVANTE DE ENDEREÇO e faça seu cadastro.
O atendimento será no dia 20/01/2018, sábado, pela manhã das 7h - 12h, no Posto de Saúde Maria Diva.
Consultas médicas e exames específicos serão realizados gratuitamente
A Secretaria de Estado de Saúde em parceria com o Hospital da Visão do Maranhão e a Secretaria Municipal de Saúde de São Pedro da Água Branca promoverá na manhã do dia 20 de janeiro, Mutirão de OFTALMOLOGIA para diagnóstico e tratamento do GLAUCOMA. A previsão da Secretaria Municipal de Saúde é que cerca de 250 pessoas sejam atendidas no dia da campanha. Consultas médicas e exames específicos serão realizados, gratuitamente, em homens e mulheres. Os pacientes diagnosticados com catarata e glaucoma serão encaminhados para cirurgia e tratamento especializado no Hospital Macrorregional de Imperatriz.
O glaucoma é uma doença ocular causada pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico comprometendo a visão e que na falta de tratamento adequado, pode levar à cegueira. No geral a doença atinge pessoas acima de 40 anos e pode ser assintomática. Já a catarata, caracteriza-se pela formação de visão nublada, como se olhasse por uma janela embaçada ou enevoada. Essa visão nublada pode tornar mais difíceis tarefas como ler e dirigir um carro e progredir até prejudicar completamente a visão. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a catarata é responsável por 51% dos casos de cegueira mundo.
A Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde de São Pedro da Água Branca está fazendo a sua parte, a prevenção é vital para combater a doença: “Por ser uma doença silenciosa, é importante que o paciente faça exames de rotina constantes para uma possível detecção. Se o glaucoma for diagnosticado e tratado de forma correta no início, as chances de controle são maiores, minimizando os riscos a visão”, disse Gilvan Alves, Secretário Municipal de Saúde de São Pedro da Água Branca.
“No ano de 2018 a recomendação do Prefeito Pelezinho(PSB), é que a Secretaria Municipal de Saúde invista mais na saúde preventiva, sendo que os mutirões de saúde se tornam uma boa escolha de trabalho, visto que atende um grande número de pessoas”, conclui Gilvan Alves.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de São Pedro da Água Branca

Nenhum comentário:

Postar um comentário