quarta-feira, 14 de março de 2018

Secretaria Municipal de Saúde de São Pedro da Água Branca amplia atendimento médico e visitas domiciliares

A saúde é uma das áreas que mais possui demandas por parte da população. E os desafios também são grandes. Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Gilvan Alves, a situação da saúde no município não estava atendendo a demanda de pacientes. A desorganização nos serviços prestados pela pasta da saúde e o atendimento médico não supriam as necessidades da população, entre outras coisas.

Em 2017 foram contratados mais médicos e implantado na rotina das unidades básicas de saúde as visitas domiciliares, que iniciaram com a média de 16 por semana, sendo que na atualidade a média gira em torno de 30 a 35 por semana.  Além da ampliação das visitas da equipe de saúde, formada por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um agente comunitário de saúde da área ligada ao Posto de Saúde, o município conta também com visitas domiciliares da equipe de enfermagem.

Se você é um paciente ou conhece um paciente que necessita de visitas domiciliares da equipe de saúde em sua residência, comunique imediatamente ao agente comunitário de saúde da sua área, caso não o conheça, procure imediatamente a coordenadora da atenção básica, enfermeira Dulcinéa, na sala da atenção básica, localizada no Hospital Municipal de São Pedro da Água Branca.

Em resumo, pode-se definir as visitas domiciliares como uma ferramenta fundamental na atenção primária à saúde promovida pela Estratégia da Saúde da Família(ESF). Principalmente pelo fato de proporcionar atendimento àqueles que apresentam maior dificuldade de acesso ao serviço de saúde pública, sendo, portanto, a fatia menos privilegiada nos programas assistenciais até então implantados.

Algumas situações que podem justificar assistência domiciliar:
  • situação de emergência em que o paciente não pode ser transportado rapidamente ao hospital;
  • atendimento de situações ou doenças agudas que incapacitam o paciente a vir até a Unidade de Saúde, como pacientes acamados e cadeirantes, por exemplo;
  • intercorrência dos pacientes crônicos, terminais ou em internação domiciliar;
  • visita periódica para pacientes com incapacidade funcionais, idosos acamados ou que moram sozinhos;
  • puérperas
  • visitas aos pacientes egressos hospitalares;
  • confirmação de óbito.
Fonte: Secretaria de Saúde de São Pedro da Água branca

Nenhum comentário:

Postar um comentário