quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Prefeitura Municipal de São Pedro da Água Branca facilita o acesso às mulheres aos exames de preventivos

Foto: Secretário Municipal de Saúde, Gilvan Alves











A partir de agora na sede do município os preventivos serão realizados no Hospital Municipal, os Povoados do Assentamento Água Branca, Primeiro Cocal e Vila São Raimundo terão acesso aos serviços na própria localidade

Preventivo: o que é, como é feito e o que esperar desse exame que toda mulher precisa fazer

Ele é indicado a partir dos 25 anos de idade para mulheres com vida sexual, mais pode ser feito em mulheres com idade inferior. Entenda sobre o exame preventivo! 

Para o Secretário Municipal de Saúde de São Pedro, Gilvan Alves, que é Enfermeiro obstetra, o preventivo é o principal exame ginecológico e não tem por que fugir: “toda mulher em idade reprodutiva precisa fazer. O motivo? É a melhor forma de saber se anda tudo certo com a sua saúde vaginal. O papanicolau (nome científico) é basicamente uma coleta da secreção do colo do útero, que é colocado em uma lâmina e enviado para avaliação em um laboratório. O objetivo do teste é detectar alterações nas células do colo do útero que possam se transformar em câncer. Tais alterações costumam ser causadas pelo HPV (vírus do papiloma humano)”.

Se forem detectadas células anormais, o ginecologista pode pedir exames mais específicos — como a colposcopia — e, caso necessário, iniciar o tratamento para evitar que a doença pré-maligna se transforme em maligna. É essa a razão de o Papanicolaou ser conhecido como o exame preventivo do câncer de colo do útero.

Saiba quando é necessário fazer o preventivo
   
De acordo com o especialistas, a frequência para realização do preventivo varia conforme a idade e os resultados dos preventivos anteriores. “De modo geral, o preventivo deve ser feito anualmente, mas pode ser antecipado em casos de alterações”,

Segundo a Enfermeira Dulcinea, o exame é bem rápido  e não costuma ultrapassar 10 minutos. “É feita uma coleta da secreção do colo do útero, utilizando espátula e escovinha. Depois o material é colocado em uma lâmina de vidro para ser analisado posteriormente em microscópio”, esclarece.

Meninas virgens devem ou não fazer o exame?

Segundo protocolo do Ministério da Saúde, as mulheres virgens não necessitam realizar a coleta de exame citopatológico de colo de útero. Para as que já tiveram relações sexuais, o início da coleta deve ser aos 25 anos.

A preparação para fazer o exame
            
Seguindo recomendações do Ministério da Saúde, não se deve ter relações sexuais nos dois dias anteriores ao exame, nem mesmo com camisinha. “No mesmo período, não se devem usar duchas ou medicamentos vaginais. Além disso, o exame não pode ser feito durante a menstruação”, explica Dulcinea.

Onde Fazer os preventivos
Para maior comodidade das usuárias dos serviços de saúde, a realização dos preventivos foram transferidos para o Hospital Municipal, onde serão feitos todas as quintas e sextas - feiras pela manhã.  As mulheres interessadas devem procurar o setor de regulação do Hospital Municipal e marcar seu agendamento. Além do Hospital Municipal, a Unidade Básica de Saúde do Povoado de Primeiro Cocal e a Comunidade do Assentamento Água Branca e Vila São Raimundo vão ter a partir de agora, a realização de preventivos rotineiramente no próprio local.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário