quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

TCE confirma mais uma vez, o nível de transparência pública no município de São Pedro da Água Branca


"Estamos no caminho certo", afirma Pelezinho, Prefeito de São Pedro da Água Branca
São Pedro da Água Branca é um dos poucos municípios maranhenses que mantêm o Portal da Transparência regular, segundo avaliação trimestral realizada pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), das 217 Prefeituras Municipais do Estado apenas 86 estão com os Portais da Transparência Regula. Para o TCE, o município vem cumprindo todos os critérios de atendimento verificado pelo Tribunal.

Desde que assumiu o poder executivo local, no dia 01 de janeiro de 2017, o Prefeito Pelezinho(PSB), juntamente com sua equipe de governo, tem incansavelmente trabalhado com objetivo de resolver todas as pendências que impossibilitava o município de realizar convênios junto ao Governo Estadual e Federal.


A Prefeitura de São Pedro, com o propósito de tornar acessível à população à divulgação de suas ações de governo, através do acompanhamento dos gastos realizados e das receitas arrecadadas, vem disponibilizando no Portal da Transparência tudo o que vem realizando com o dinheiro público, de forma que qualquer pessoa pode acompanhar a execução orçamentário-financeira dos programas e ações do governo, os investimentos nas diversas áreas (educação, saúde, infraestrutura, etc.), a situação de endividamento, as despesas com a máquina pública, assim como o cumprimento dos limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal”, Disse Pelezinho.

A avaliação dos portais da transparência verifica o atendimento de quatro itens: Existência do sítio eletrônico; nome padrão (o portal da transparência do município deve ser encontrado a partir da busca pelo nome do sítio eletrônico do município); Tempo Real Atendido (prazo para a disponibilização da informação não poderá ser superior a 30 dias); e padrão mínimo de qualidade (análise refere-se à avaliação qualitativa e quantitativa das informações mínimas relativas aos atos praticados no decorrer da execução orçamentária e financeira).

A Lei complementar 131 de 27 de maio de 2009 que altera a redação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), reforça a importância da transparência nas ações públicas e no uso dos recursos do município, garantindo ainda maior facilidade para acompanhamento do direcionamento dos recursos públicos.

A avaliação do TCE é uma demonstração de que a Prefeitura de São Pedro da Água Branca está no caminho certo no quesito transparência, resultado de um trabalho que foi colocado em prática desde 2017.

Fonte: Secretaria de Administração

Nenhum comentário:

Postar um comentário