quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Hospital Municipal de São Pedro da Água Branca vem realizando continuamente toda semana de 4 a 6 Cirurgias de Pequeno Porte

A marcação destes procedimentos deve ser feito através da Central de Triagem e Regulação do Hospital Municipal e o pedido de referência pode ser obtido do médico na unidade de saúde da área do interessado
Objetivando atender as demandas de Pequenos Procedimentos Cirúrgicos que não são ofertados pelos Hospitais de Imperatriz via SUS, dentro da pactuação com a Secretaria Municipal de Saúde de São Pedro da Água Branca, o prefeito municipal de São Pedro, o Pelezinho(PSB), através da Secretaria Municipal de Saúde resolveu ofertar no Hospital Municipal os serviços de Pequenos Procedimentos Cirúrgicos. 

As Cirurgias Ambulatoriais sempre são cirurgias-dia, ou seja, o paciente se desloca para a realização do procedimento e, depois de seu término, geralmente é internado por um dia para depois receber alta. Segundo Dr.  Pedro Lopes Júnior, a realização deste tipo de procedimento no Hospital Municipal vem acontecendo de forma bem segura e planejado e seu trabalho vem sendo coordenado e apoiado pelo Secretário Municipal de Saúde do Município.  

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Gilvan Alves, todas as pequenas cirurgias são agendadas previamente. Os pacientes são provenientes dos ambulatórios das Unidades Básicas de Saúde da Atenção Básica e dos ambulatórios do próprio Hospital Municipal de São Pedro da Água Branca. O período de tempo entre a primeira consulta, o agendamento e a realização do procedimento variam de 1 a 3 meses.

O que são pequenas cirurgias?

As pequenas cirurgias ou cirurgias ambulatoriais abrangem diversos procedimentos cirúrgicos de menor complexidade, que podem ser realizados sob anestesia local. Na maioria das vezes tais procedimentos duram menos de 2 horas e o retorno às atividades rotineiras é rápido. Podem ter finalidade estética ou reparadora, terapêutica ou diagnóstica. No pós-operatório os cuidados gerais e com a ferida nunca devem ser dispensados. Os pontos são retirados normalmente com 7 a 14 dias.

Pequenas cirurgias – Exemplos:

Retirada de pequenas lesões

Exemplos
Pintas (nevos), verrugas, cistos, lipoma, granulomas de corpo estranho, pequenos tumores malignos (câncer de pele).
Procedimentos
Retirada da lesão (o tecido removido deve ser enviado para exame anatomopatológico) e fechamento primário ou uso de retalhos locais ou pequenos enxertos, etc.

Tratamento de feridas menores

Exemplos
Pequenas lesões traumáticas, pequenas queimaduras, pequenas aberturas de pontos (deiscências) de cirurgias anteriores, abscessos ou hematomas menores.
Procedimentos
Sutura da lesão, desbridamento e curativos com medicação tópica, correção de pequenas deiscências, drenagem de coleções, etc.

Correção de pequenas cicatrizes

Exemplos
Pequenas cicatrizes alargadas ou retraídas, quelóides ou cicatrizes hipertróficas menores.
Procedimentos
Retirada da cicatriz e fechamento primário, ressecções seriadas, ressecção intralesional, Z-plastia (zetaplastia), W-plastia, etc.

Correção de outros defeitos

Exemplos
Lóbulo de orelha bífido (rasgado), unha encravada, fimose.
Procedimentos
Lobuloplastia (correção de lóbulo de orelha), cantoplastia (correção cirúrgica da unha encravada), postectomia ou circuncisão (retirada de pele do prepúcio), etc.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário