sábado, 2 de fevereiro de 2019

O papel da Central de Triagem e Regulação na gestão em Saúde Pública de São Pedro da Água Branca


Implantação garante proteção e acesso a serviços, impede fraudes e estabelece um padrão de qualidade do atendimento
O prefeito Pelezinho(PSB) resumiu o espírito do trabalho realizado pelo Setor de Triagem e Regulação da Secretaria Municipal de Saúde de São Pedro da Água Branca: "Não queremos mais que as pessoas se submetam à humilhação de ficar batendo na porta do prefeito, na porta do Secretário Municipal de Saúde, na porta de vereadores, para conseguir um atendimento em saúde. Nossa administração não vai aceitar a humilhação de pacientes em troca de votos, usando a moeda da saúde. Queremos um sistema de saúde eficiente, que atenda a todas as pessoas, de maneira igual"

A regulação das vagas disponíveis para consultas, exames, internações e demais procedimentos é uma importante ferramenta de gestão em Saúde Pública. Ela garante não só o cumprimento das leis de atenção aos cidadãos, como também controla a qualidade dos serviços, impedindo fraudes e estabelecendo padrões mínimos de atendimento.

A implantação de uma Central de Triagem e Regulação no Município de São Pedro da Água Branca é uma estratégia de gestão em Saúde Pública e tem como objetivo principal unir as ações voltadas para a regulação do acesso aos serviços de urgência, emergência e eletivos nas áreas hospitalar, ambulatorial e atenção básica em saúde, propiciando o ajuste da oferta disponível às necessidades imediatas da população. Trata-se de um sistema que monitora a disponibilidade de vagas em atendimento, tornando mais ágil a marcação de consultas e exames e, ainda, a transferência de pacientes em estado grave de saúde e que precisam de cuidados em Unidades Especializadas que atendam demandas que envolve procedimentos complexos.

 “A Central de Triagem e Regulação beneficia os gestores de Saúde ao evidenciar onde existe a maior demanda por atendimento. As informações geradas pelo sistema norteiam ações estratégicas para resolver os gargalos e diminuir as filas de espera.”, disse Gilvan Alves, Secretário Municipal de Saúde.

A Central de Triagem e Regulação pode identificar, por exemplo, excesso de encaminhamentos de pacientes com cefaleia ao neurologista. A doença tem múltiplas causas e, por isso, é necessário fazer exames e tratamentos com o clínico geral que podem excluir a necessidade de consulta ao especialista. As informações obtidas pela central auxiliam na criação de um sistema de capacitação permanente de profissionais para que sejam realizadas todas as etapas possíveis antes do encaminhamento ao especialista. “Essa ação estratégica só pode ser tomada pelos gestores com as informações que provém da Central de Triagem Regulação”, explica Gilvan Alves.

Ações para implantação

A implantação de uma Central de Triagem e Regulação depende de uma série de ações anteriores, que visam preparar o ‘terreno’ para que ela funcione de forma adequada. Um dos principais requisitos é que a rede de Saúde deve estar bem organizada. A tecnologia precisa estar integrada aos setores de regulação, controle, avaliação e auditoria, pois seu funcionamento, além de depender de algumas dessas áreas, possibilita a produção de informações que beneficiarão a todos e fortalecerão a gestão em Saúde Pública.

A implantação do Setor de Triagem e Regulação prevê as seguintes ações para implantação:

- Cadastramento de estabelecimentos e profissionais de Saúde no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES);

- Cadastramento de usuários do SUS no sistema do Cartão Nacional de Saúde (CNS);

 - Contratualização de serviços de Saúde segundo as normas e políticas específicas do Ministério da Saúde;

- Credenciamento/habilitação para a prestação de serviços de Saúde;

- Elaboração e incorporação de protocolos de regulação que ordenam os fluxos assistenciais;

- Supervisão e processamento da produção ambulatorial e hospitalar;

- Programação Pactuada e Integrada (PPI);

- Avaliação analítica da produção;

- Avaliação de desempenho dos serviços e da gestão e de satisfação dos usuários;

- Avaliação dos indicadores epidemiológicos e das ações e serviços de saúde nos estabelecimentos de Saúde;

- Utilização de sistemas de informação que subsidiam os cadastros, a produção e a regulação do acesso.

O que são mentiras e verdades no Setor de Triagem e Regulação

1 - Vereador consegue marcar cirurgia para pacientes de São Pedro da Água Branca no Macrorregional? Se alguém anda dizendo isso a pacientes está faltando com a verdade. Todas as cirurgias realizadas em pacientes de São Pedro que aconteceram no Macrorregional foram encaminhadas pelo Setor de Triagem e Regulação do Município.

Saiba como funciona: O paciente procura o Setor de Triagem e Regulação da Secretaria Municipal de Saúde com o encaminhamento vindo geralmente do posto de saúde onde se consultou; é atendido no setor por uma servidora que esclarece os próximos passos até a realização do exame ou cirurgia eletiva; a servidora do setor de triagem e regulação leva o encaminhamento até o Secretário Municipal de Saúde o qual assina todos os impressos contidos no encaminhamento do paciente; em seguida a servidora do Setor de Triagem e Regulação coloca o nome do paciente em uma lista que obedece a ordem cronológica de protocolamento de solicitação de procedimentos no setor e envia a lista por e-mail ao setor de regulação do Hospital Macrorregional de Imperatriz.   

2 – Político pode entrar em contato com o Hospital Macrorregional e pedir para alguém que está atrás na lista de marcação de cirurgias e exames ter prioridade e ser preterido passando a frente de outros pacientes que estão encabeçando a lista que está em poder do Hospital Macrorregional?  Não pode e nem deve. O setor de Triagem e Regulação de São Pedro e do Macrorregional trabalham de forma coordenada seguindo protocolos rígidos objetivando atender toda a demanda reprimida respeitado os direitos de todos. Em auditoria realizada no Setor de Triagem e Regulação a Secretaria Municipal de Saúde de São Pedro constatou que o Hospital Macrorregional tem atendido as demandas encaminhadas pelo município obedecendo rigorosamente a sequencia da lista encaminhada pelo Setor de Triagem e regulação da pasta.

3 – Porque a Secretaria Municipal de Saúde divulga as listas com nomes de pacientes contemplados com cirurgias e exames no Hospital Macrorregional? Trabalhando dessa forma a Secretaria Municipal de Saúde busca levar as informações aos pacientes para que ninguém perca seu procedimento já agendado previamente; Segundo: A divulgação ampla da lista com nomes de pacientes objetiva informar a comunidade da existência dos serviços oferecidos pela Secretaria de Saúde e como fazer para ter acesso aos serviços ofertados.

4 – Tem político andando na casa de pacientes dizendo que foi ele quem regulou o procedimento no Hospital Macrorregional? Infelizmente existem políticos se utilizando desta estratégia, sempre que o Setor de Triagem e Regulação divulga uma lista com nomes de pacientes contemplados com a sonhada cirurgia aparece um(a) certo(a) parlamentar na casa da pessoa pra dizer que foi ele(a) quem ligou e marcou, as vezes diz  inclusive que a pessoa estava com o nome embaixo na sequência da lista de pacientes e com uma ligação para o setor de Regulação do Macrorregional conseguiu botar o nome na frente e ainda marcar a cirurgia. Tudo não passa de uma mentira deslavada e sem fundamento.

5 – Como funciona a regulação de pacientes no setor de internação do Hospital Municipal? Só médicos e enfermeiros podem regular pacientes para o Socorrão de Imperatriz. No Setor de Regulação do Hospital Socorrão de Imperatriz existe uma equipe multiprofissional que só irá atender demandas do Hospital Municipal de São Pedro da Água Branca se for regulado mediante uma ligação feita por médicos ou enfermeiros plantonistas do hospital. Qualquer outra conversa que envolva situações diferentes desta aqui apontada deve ser desconsiderada.


Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário