Implantação garante proteção e acesso a serviços, impede
fraudes e estabelece um padrão de qualidade do atendimento
O prefeito Pelezinho(PSB) resumiu o espírito do trabalho
realizado pelo Setor de Triagem e Regulação da Secretaria Municipal de Saúde de
São Pedro da Água Branca: "Não queremos mais que as pessoas se submetam à
humilhação de ficar batendo na porta do prefeito, na porta do Secretário
Municipal de Saúde, na porta de vereadores, para conseguir um atendimento em
saúde. Nossa administração não vai aceitar a humilhação de pacientes em
troca de votos, usando a moeda da saúde. Queremos um sistema de saúde
eficiente, que atenda a todas as pessoas, de maneira igual"
A regulação das vagas disponíveis para consultas, exames, internações e demais procedimentos é uma importante ferramenta de gestão em Saúde Pública. Ela garante não só o cumprimento das leis de atenção aos cidadãos, como também controla a qualidade dos serviços, impedindo fraudes e estabelecendo padrões mínimos de atendimento.
A implantação de uma Central de
Triagem e Regulação no Município de São Pedro da Água Branca é uma estratégia de
gestão em Saúde Pública e tem como objetivo principal unir as ações voltadas
para a regulação do acesso aos serviços de urgência, emergência e eletivos nas
áreas hospitalar, ambulatorial e atenção básica em saúde, propiciando o ajuste da
oferta disponível às necessidades imediatas da população. Trata-se de um sistema que
monitora a disponibilidade de vagas em atendimento, tornando mais ágil a
marcação de consultas e exames e, ainda, a transferência de pacientes em estado
grave de saúde e que precisam de cuidados em Unidades Especializadas que atendam
demandas que envolve procedimentos complexos.
“A Central de Triagem e Regulação beneficia os
gestores de Saúde ao evidenciar onde existe a maior demanda por atendimento. As
informações geradas pelo sistema norteiam ações estratégicas para resolver os
gargalos e diminuir as filas de espera.”, disse Gilvan Alves, Secretário Municipal de Saúde.
A Central de Triagem e Regulação pode identificar, por
exemplo, excesso de encaminhamentos de pacientes com cefaleia ao neurologista.
A doença tem múltiplas causas e, por isso, é necessário fazer exames e
tratamentos com o clínico geral que podem excluir a necessidade de consulta ao
especialista. As informações obtidas pela central auxiliam na criação de um
sistema de capacitação permanente de profissionais para que sejam realizadas
todas as etapas possíveis antes do encaminhamento ao especialista. “Essa ação estratégica só pode ser tomada
pelos gestores com as informações que provém da Central de Triagem Regulação”, explica Gilvan Alves.
Ações para implantação
A implantação de uma Central de Triagem e Regulação depende de uma
série de ações anteriores, que visam preparar o ‘terreno’ para que ela funcione
de forma adequada. Um dos principais requisitos é que a rede de Saúde deve
estar bem organizada. A tecnologia precisa estar integrada aos setores
de regulação, controle, avaliação e auditoria, pois seu funcionamento, além de
depender de algumas dessas áreas, possibilita a produção de informações que
beneficiarão a todos e fortalecerão a gestão em Saúde Pública.
A implantação do Setor de Triagem e Regulação prevê as
seguintes ações para implantação:
- Cadastramento de estabelecimentos e profissionais de Saúde
no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES);
- Cadastramento de usuários do SUS no sistema do Cartão
Nacional de Saúde (CNS);
- Contratualização de serviços de Saúde segundo as
normas e políticas específicas do Ministério da Saúde;
- Credenciamento/habilitação para a prestação de serviços de
Saúde;
- Elaboração e incorporação de protocolos de regulação que
ordenam os fluxos assistenciais;
- Supervisão e processamento da produção ambulatorial e
hospitalar;
- Programação Pactuada e Integrada (PPI);
- Avaliação analítica da produção;
- Avaliação de desempenho dos serviços e da gestão e de
satisfação dos usuários;
- Avaliação dos indicadores epidemiológicos e das ações e
serviços de saúde nos estabelecimentos de Saúde;
- Utilização de sistemas de informação que subsidiam os
cadastros, a produção e a regulação do acesso.
O que são mentiras e verdades no Setor de Triagem e Regulação
1 - Vereador consegue marcar cirurgia para pacientes de São
Pedro da Água Branca no Macrorregional? Se alguém anda dizendo isso a pacientes
está faltando com a verdade. Todas as cirurgias realizadas em pacientes de São
Pedro que aconteceram no Macrorregional foram encaminhadas pelo Setor de
Triagem e Regulação do Município.
Saiba como funciona: O paciente procura o Setor de Triagem e
Regulação da Secretaria Municipal de Saúde com o encaminhamento vindo
geralmente do posto de saúde onde se consultou; é atendido no setor por uma
servidora que esclarece os próximos passos até a realização do exame ou
cirurgia eletiva; a servidora do setor de triagem e regulação leva o encaminhamento
até o Secretário Municipal de Saúde o qual assina todos os impressos contidos
no encaminhamento do paciente; em seguida a servidora do Setor de Triagem e Regulação
coloca o nome do paciente em uma lista que obedece a ordem cronológica de
protocolamento de solicitação de procedimentos no setor e envia a lista por e-mail
ao setor de regulação do Hospital Macrorregional de Imperatriz.
2 – Político pode entrar em contato com o Hospital
Macrorregional e pedir para alguém que está atrás na lista de marcação de
cirurgias e exames ter prioridade e ser preterido passando a frente de outros
pacientes que estão encabeçando a lista que está em poder do Hospital
Macrorregional? Não pode e nem deve. O
setor de Triagem e Regulação de São Pedro e do Macrorregional trabalham de
forma coordenada seguindo protocolos rígidos objetivando atender toda a demanda
reprimida respeitado os direitos de todos. Em auditoria realizada no Setor de Triagem
e Regulação a Secretaria Municipal de Saúde de São Pedro constatou que o Hospital
Macrorregional tem atendido as demandas encaminhadas pelo município obedecendo
rigorosamente a sequencia da lista encaminhada pelo Setor de Triagem e
regulação da pasta.
3 – Porque a Secretaria Municipal de Saúde divulga as listas
com nomes de pacientes contemplados com cirurgias e exames no Hospital
Macrorregional? Trabalhando dessa forma a Secretaria Municipal de Saúde busca
levar as informações aos pacientes para que ninguém perca seu procedimento já
agendado previamente; Segundo: A divulgação ampla da lista com nomes de
pacientes objetiva informar a comunidade da existência dos serviços oferecidos
pela Secretaria de Saúde e como fazer para ter acesso aos serviços ofertados.
4 – Tem político andando na casa de pacientes dizendo que foi
ele quem regulou o procedimento no Hospital Macrorregional? Infelizmente
existem políticos se utilizando desta estratégia, sempre que o Setor de Triagem
e Regulação divulga uma lista com nomes de pacientes contemplados com a sonhada
cirurgia aparece um(a) certo(a) parlamentar na casa da pessoa pra dizer que foi
ele(a) quem ligou e marcou, as vezes diz inclusive que a pessoa estava com o
nome embaixo na sequência da lista de pacientes e com uma ligação para o setor
de Regulação do Macrorregional conseguiu botar o nome na frente e ainda marcar
a cirurgia. Tudo não passa de uma mentira deslavada e sem fundamento.
5 – Como funciona a regulação de pacientes no setor de
internação do Hospital Municipal? Só médicos e enfermeiros podem regular
pacientes para o Socorrão de Imperatriz. No Setor de Regulação do Hospital
Socorrão de Imperatriz existe uma equipe multiprofissional que só irá atender
demandas do Hospital Municipal de São Pedro da Água Branca se for regulado
mediante uma ligação feita por médicos ou enfermeiros plantonistas do hospital.
Qualquer outra conversa que envolva situações diferentes desta aqui apontada deve
ser desconsiderada.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde
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