terça-feira, 5 de março de 2019

Secretaria Municipal de Saúde de São Pedro da Água Branca retoma campanha de Diagnóstico Precoce do Câncer de Próstata


Por recomendação do Prefeito Pelezinho (PSB) a Secretaria Municipal de Saúde está retomando a campanha de combate ao câncer de próstata no município. Agora em vez dos mutirões que estavam sendo realizados uma vez ao mês, a Secretaria de Saúde mudou a estratégia e estará disponibilizando as ações de Diagnóstico Precoce do Câncer de Próstata todas as quintas-feiras de cada semana. O Povoado de Primeiro Cocal não foi esquecido e a campanha prosseguirá no local ao menos uma vez por mês.

Quem desejar participar da campanha de “Diagnóstico Precoce do Câncer de Próstata” deve procurar o Setor de Triagem e Regulação do Hospital Municipal ou a Unidade de Saúde do Povoado de Primeiro Cocal a partir desta quinta-feira(07).

Prevenção e Detecção: ao Câncer de Próstata

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, e se situa logo abaixo da bexiga e adiante do reto.

A próstata envolve a porção inicial da uretra, um tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. Devido a sua localização, a próstata pode ser apalpada pelo toque retal.

 O aumento da próstata se faz lentamente, o homem pode ficar muitos anos sem apresentar qualquer problema e se despreocupar, achando que sua saúde está perfeita. O aumento da próstata por doença benigna e o câncer de próstata progridem lentamente. Daí a importância que o toque retal tem para o diagnóstico do aumento prostático que ainda está começando. E são as doenças que mais atacam a próstata do homem com mais de 38 anos de idade.

O homem pode se proteger do câncer de próstata indo ao médico regularmente para o exame de toque retal, mesmo que esteja se sentindo bem e não apresente problemas urinários. O toque retal é um exame indolor e permite que o médico, introduzindo um dedo através do ânus do homem, apalpe a parte interna do reto e a próstata, sendo sugerido sua necessidade à partir dos 38 anos.

Na prevenção e descoberta do câncer de próstata faz-se necessário um exame físico adequado e da colheita do exame de sangue designado por PSA (Antígeno Prostático Específico), sendo os dois exames complementares. A dosagem de PSA deve ser realizada a partir dos 50 anos, e na presença de familiar de primeiro grau com câncer prostático o mesmo deve ser realizado a partir dos 45 anos.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário