sábado, 27 de julho de 2019

PREFEITO PELEZINHO ENVIA DOIS ENFERMEIROS E UM TÉCNICO DE ENFERMAGEM PARA PARTICIPAR DE CAPACITAÇÃO EM SÃO LUIS

O curso sobre "manejo do aleitamento materno, proteção, promoção e apoio"   foi ofertado pelo Hospital Universitário da UFMA dirigido aos profissionais da saúde de São Luís e de outros municípios do MA

No dia, 25, o Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA) por meio do Banco de Leite Humano deu início a mais um curso de capacitação de profissionais de saúde para o manejo do aleitamento materno. O curso, que ocorreu nos dias 24,  25 e 26 de Junho, surgiu da necessidade de sensibilizar sobre a importância do Aleitamento Materno para a redução da mortalidade infantil no estado.

O treinamento foi dirigido aos profissionais da saúde: médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, auxiliar de enfermagem, fonoaudiólogo, nutricionista ou agente comunitário de saúde (ACS). Estes devem participar de maneira ativa na gestão de equipes de saúde da família e/ou trabalhar diretamente com gestantes e/ou puérperas, inseridos na atenção básica ou especializada da rede de saúde dos municípios prioritários.

O curso de Aleitamento Materno objetiva o treinamento de vários profissionais da rede de saúde que trabalham nos municípios do Maranhão.
Estudos demonstram que a multiplicação da informação sobre os benefícios do aleitamento materno pode mudar a realidade no curto prazo, salvando vidas e melhorando a qualidade da prestação de serviços em saúde.

Segundo a coordenadora do Banco de Leite, Feliciana Pinheiro, a capacitação impactará na melhoria dos indicadores sociais e de saúde do estado. “O desenvolvimento de multiplicadores do manejo especializado da amamentação é primordial para a mudança da realidade social que leva ao desmame, impactando de forma substancial nos indicadores sociais e de saúde das comunidades atendidas”.

Prefeito Pelezinho tem feito Investimento na capacitação dos servidores da saúde

Desde que assumiu a frente do município como chefe do executivo, o Prefeito de São Pedro da Água Branca, Pelezinho, tem feito investimentos na capacitação dos servidores da saúde, vários profissionais ligados aos Postos de Saúde e ao Hospital Municipal já tiveram a oportunidade de participar de cursos de capacitação com as despesas  patrocinadas pelo município. No curso de Aleitamento Materno ocorrido no Hospital Universitário em São Luís, 3 servidores da saúde do município abraçaram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos com o total apoio da prefeitura. A Enfermeira Sandra, Posto de Saúde Maria Neuza, a Técnica de enfermagem Rosa, Posto de Saúde do Povoado de Primeiro Cocal e, a Coordenadora da Atenção Básica, Enfermeira Dulcineia, agora poderão contribuir com o município através da prática do conhecimento adquirido.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário