sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Auditores do TCE/MA visitam a Secretaria Municipal de Saúde de São Pedro da Água Branca

Nesta segunda-feira (13) a Secretaria Municipal de Saúde, recebeu visita técnica de inspeção do TCE (Tribunal de Contas do Estado), referente aos bons resultados da saúde quanto ao IEGM (Índice de efetividade da Gestão Municipal) relativo ao exercício de 2019

Além da Secretaria Municipal de Saúde de São Pedro da Água Branca, a Equipe do TCE/MA visitou outros órgãos da prefeitura para avaliar dados inceridos no IEGM 

Equipe do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MA) formada por dois auditores da instituição esteve presente nesta segunda - feira, 13, em São Pedro da Água Branca para coleta das informações relativas ao Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM/2019).

Os dados fornecidos pela administração pública municipal para a formulação do IEGM permitem ao TCE traçar um amplo diagnóstico da gestão pública no município em áreas sensíveis e de crucial importância para a sociedade, permitindo que se consiga avaliar os resultados efetivos das políticas públicas.

Para efeito do IEGM, as áreas  verificadas, pelos auditores, na etapa de validação foram educação, saúde, planejamento e desenvolvimento local.

Outra característica importante do IEGM, no âmbito das atividades de controle externo, é o seu efeito potencializador de uma função que tem sido muito valorizada na atualidade pelo Sistema de Controle Externo brasileiro: a função pedagógica.

Os trabalhos do IEGM possuem caráter essencialmente pedagógico, onde os auditores do TCE, por meio do contato direto com prefeitos, secretários municipais e gestores de escolas e hospitais, transmitem orientações variadas, fornecendo exemplos de boas práticas e experiências que podem ser aproveitadas em benefício da população.

Além de funcionar para os gestores municipais como ferramenta de avaliação e correção de rumos, estimulando o controle interno nos municípios, o IEGM é de grande importância para a população, que pode ter acesso irrestrito aos resultados finais na página do TCE na internet www.tce.ma.gov.br.

O TCE tem enviado equipes a todos os municípios do estado. 

O prefeito Pelezinho disse está grato pela visita da equipe do TCE ao município, que é uma oportunidade dos auditores observarem in loco o quanto toda sua equipe de Secretários tem trabalho observando as recomendações do TCE/MA. 

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário